>
 

Demandas

            A sociedade atual coloca muitas demandas sobre as pessoas que a ela pertencem. Há as demandas de empregadores, colégios, faculdades e universidades, credores, famílias, parentes, associações comunitárias e etc. e etc. Parece que não existe um dia só de trégua destas demandas que vem oprimindo a gente.

            Os cristãos querem também cumprir suas obrigações com Deus e a igreja. No entanto parece que nunca sobra tempo para estas coisas. Quer saber a verdade? Nunca sobrará tempo para as coisas espirituais. A única maneira para ter tempo para as atividades espirituais é tomar o tempo, isto é, escalar, agendar o tempo que necessita para a manutenção da vida espiritual. Tem de ser um ato proposital, senão, nunca acontecerá.

            Pastores em volta do Brasil estão reclamando da falta de assistência nos cultos de estudos bíblicos no meio da semana. Em determinadas circunstâncias esta falta é compreensível, pois existem fatores que impedem mesmo, tais como distância até a igreja, custo de passagem, horário de chegado do trabalho e etc. Mais, em muitos casos, é pura falta de vontade, e Deus é ciente disto, e deve ser isto que preocupa o cristão.

            A falta de conhecimento da maioria dos "crentes" da Palavra de Deus é assustador. Um dos problemas é que a fé desta gente não pode jamais ser forte, pois a fé vem pela Palavra. Outro problema é que estes "crentes" são facilmente levados para qualquer lado por ventos doutrinários particulares, para qualquer seita, e para acreditar em tudo que passa por cima do púlpito por não ter conhecimento próprio da Palavra, e assim ficam sem condições de julgar a veracidade daquilo que está sendo declarado como verdade. Cumpre-se atualmente a profecia de II Timóteo 4:3: "Pois haverá tempo em que não suportarão sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos..."

            A sobrevivência de cada cristão depende do seu próprio relacionamento com Deus. Ninguém convence ninguém que ama a Deus se não se apresenta a casa Dele, da mesma forma que um namorado não convence sua namorada do seu amor se não se esforça para visitá-la. Os pais precisam ser fieis a Casa de Deus e não deixar qualquer coisa os afastarem, pois se assim acontecer eles jamais poderão provar para seus filhos que Deus é de suma importância para eles e por isso acelerarão o afastamento deles de Deus e da igreja. "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25) O triste é que muitos estão deixando as demandas da vida influenciar a vida espiritual, e isto não pode acontecer.

            "... Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" (Lucas 18:8) A vida do Senhor é muito certa. Não sabemos exatamente quando, mas virá em uma hora inesperada. Você vai estará pronto, ou terá deixado as demandas da vida lhe afastar de Deus?

Philip D. Walmer