>
 

A Prova de Amor 3

Número 3

 

            "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." No devocional de ontem elaborei dos primeiros cinco dos dez mandamentos e afirmei como muitos desobedecem estes de uma forma ou outra. Assim deixam de provar seu amor a Deus. Igualmente, devemos nos lembrar de que quando o guarda do trânsito obriga você parar por ter infringido uma lei do trânsito, em nada adianta argumentar que era só uma lei, e que obedeceu as demais. Vai levar multa igual. A mesma lógica regula as leis e mandamentos de Deus. Digno de profunda consideração é este versículo de Tiago 2:10: " Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." Agora consideramos os outros cinco dos dez mandamentos:

            6. "Não mate." Eu sei que você não derramou o sangue de ninguém, mas com sua língua, com suas fofocas, críticas e etc., acaba matando outros espiritual e emocionalmente. Preciso falar mais? É realmente necessário falar mal dos outros e destruí-los com conversas fiadas?

            7. "Não cometa adultério." Na sociedade mundana, "pular a cerca", isto é ter um caso sexual fora de casamento nem é mais levado à consideração séria, apesar das sérias consequências para ambos os cônjuges, os filhos e outros familiares sofrerão. No entanto, apesar do pensamento moderno acerca deste ato de infidelidade, a lei de Deus não mudou. Homens e mulheres cristãos provam seu amor um ao outro e a Deus por obedecer este mandamento. "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." (Mateus 5:28) Eis o grande problema com a pornografia.      

            8. "Não roube." Você, leitor, ficaria estarrecido se eu fosse contar o que sei acerca de pessoas que alegam amar a Deus, até ministros, que infringem esta lei regularmente. Em qualquer situação, se você tomar para si o que não lhe pertence legalmente, você roubou. Pode inventar milhares de escusas, mas se o artigo não lhe pertence, não deveria estar entre suas posses sem a devida autorização do dono legitimo.

            9. "Não dê testemunho falso." Em outras palavras simples, "não mente"! Vale a pena citar novamente as palavras de Apocalipse 21:8: "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." Muitos são os crentes que faz pouco caso da mentira, mas conforme o versículo acima a parte deles é com os demais que são condenados por pecados que muitos classificam como pecados gravíssimos.

            10. "Não cobice as posses dos outros." Este mandamento é fácil de violar, e é violado com muita frequência pelos crentes, vendo que alguém está com algo que você gostaria de possuir. É claro que cobiça é mais do que simplesmente admirar algo, mas indica que a pessoa se torna obsecada com um desejo de possuir aquilo que viu nas mãos de outros, seja um objeto ou ainda a esposa ou esposo de outrem.

            Vamos lembrar-nos que não é necessário violar todos os mandamentos para se tornar pecador, e tornar-se incapaz de realmente amar a Deus de coração.

            Lembra-se de que o versículo do texto disse que "os mandamentos não são difíceis de obedecer." Por obedecê-los é prova sem sombra de dúvida que ama a Deus e sua expressão "eu ti amo" torna-se uma frase com muita verdade e sinceridade.

Philip D. Walmer