>
 

O PropĆ³sito da Igreja e Seus Membros 2

Número 2

 

            "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." (Isaias 43:10)

            Como escrevi no devocional de ontem, Israel era nação criada por Deus para ser Seu representante na terra, ou testemunha de tudo que Deus é. Infelizmente Israel falhou terrivelmente no propósito pelo qual Deus formou a nação. Em vez de testemunhar do único vivo, onipotente, onisciente e onipresente, eles optaram para acreditar em deuses feitos pelas mãos de meros homens em vez Naquele que é real e verdadeiro, que não tem início nem fim de dias. Com isso o mundo continuou a ficar sem um testemunho viável que realmente pudesse dar testemunho verdadeiro de Deus; Criador dos céus e da terra.

            Deus levou Israel à terra prometida onde estava previsto um novo começo, uma nova oportunidade para ser o que Deus já os chamou para ser. Mas, em vez de eliminar o povo idolatra da terra, Israel fez um pacto com eles, os quais continuaram com suas práticas de idolatria e até levou Israel para adotar as mesmas práticas. Assim, em vez de serem os representantes de Deus e da verdade de Deus, eles simplesmente abraçaram um destino de punição e terror. Em vez de mostrarem a Deus, com suas práticas abomináveis abraçaram o desgosto de Deus. Em vez de bênção por ser os embaixadores de Deus, eles amargaram a ira de Deus e a rejeição.

            Isto continuou durante a época dos juízes e dos reis. Deus enviou profeta após profeta para advertir o povo das consequências da sua desobediência, mas o povo não deu ouvido e finalmente foi levado, conforme as profecias, ao cativeiro por décadas e mais décadas. Impressionante é que pouco tempo depois de voltar do castigo do cativeiro, a nação de Israel caiu de novo na idolatria. Com esta triste história a Dispensação da Lei termina com a vinda e morte de Jesus Cristo.

            Deste o início Deus teve uma herança muito grande para Israel, que ele deixou de receber por não obedecer, por não ser o que Deus queria que fosse. Quantas bênçãos há que a Igreja do Senhor não recebe hoje por não ser o que Deus quer que a Igreja seja?

            Qual é o propósito que Deus tem para Sua Igreja? (Atos 1:8) "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8

            "Vós, porém, sois raça eleita sacerdócio real, nação santa, m povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes o daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (I Pedro 2:9) Eis o propósito que Deus tem para Sua Igreja e os membros em particular.

Philip D. Walmer