>
 

O PropĆ³sito da Igreja e Seus Membros 3

Número 3

 

            A Igreja do primeiro século cumpriu fielmente o seu propósito. Eles até desafiaram as autoridades religiosas em declarar que não cessariam de pregar Jesus e operar milagres em Seu Nome. "Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos." (Atos 4:19-20) Isto eles fizeram ainda no meio de perseguições terríveis e martírios. Eles não foram intimidados com nada que o mundo secular ou o mundo religioso podia jogar contra eles. A Bíblia conta um pouco daquilo que aconteceu, com a história secular acrescentando muito mais.

            Posteriormente um declínio nesta fé irredutível começou se infiltrar na Igreja e após pouco tempo o poder antes residente na Igreja desapareceu. A Igreja começou adotar ideias do mundo secular, da idolatria das várias nações em volta, e depois o mundo em geral foi lançado dentro do que foi denominado a Era das Trevas. Com Martinho Lutero a verdade bíblica começou (nota... apenas começou) a ser restaurada à Igreja. No entanto, levou alguns séculos para a Igreja receber a plenitude da revelação de Deus e as obras que Ele queria realizar no homem. Em 1900 houve o primeiro derramamento geral do Espírito Santo e por volta de quinze anos depois veio a revelação bíblica do batismo em o Nome do Senhor Jesus Cristo (Atos 2:38, 4:12, 8:12, 10:48, 19:5 entre outras referências) seguida da revelação da unicidade de Deus (Deuteronômio 6:4 entre muitíssimas outras referências).

            Era sempre a vontade de Deus que seus escolhidos mostrassem ao mundo a grandeza do Deus que eles serviam. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9) Este proclamar ou anunciar é por testemunhos, pregações, ensinamentos e o mais importante é seu viver cotidiano. Falar é fácil, mas o viver é mais difícil, contudo, provavelmente o mais importante. Um ditado antigo diz: "O que você é fala tão alto que não posso ouvir o que está dizendo".

            Jesus ilustrou o que você deve de ser em Mateus 5:14-16: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.  Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

            Deus não operou sua salvação em você apenas para lhe dar gozo, alegria, paz e um sentimento de bem estar. O propósito de Deus é para você ser aquela cidade sobre o monte, É para você ser a vela que alumia todos em volta de você, a lamparina que afugenta as trevas escuras deste mundo que jaz no maligno.

            Como está sua luz? Onde está a vela que Jesus acendeu quando perdoou seus pecados e encheu seu ser com o Espírito Santo da parte Dele? Se estiver encoberta e não alumia ninguém no mundo de perdição, você não está cumprindo o propósito pela qual Deus operou na sua vida e continua lhe abençoando.

Philip D. Walmer