>
 

O PropĆ³sito da Igreja e Seus Membros 5

Número 5

 

            Continuo com este quinto devocional sob o título acima. Muito eu tenho pensado acerca do propósito da igreja, e mais ainda no propósito da minha vida. Muita coisa notável se realizou na minha vida, mas o mais importante tem sido cumprir o propósito pelo qual Deus me salvou, me chamou, me abençoou e me guiou.

            Davi reconheceu o propósito da sua vida e declarou em Salmos 9:1-2: "Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores." Em Salmos 51:15 ele expressou novamente seu desejo: "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores." Em Salmos 79:13 ele expressou o propósito de todo o povo de Deus coletivamente: "Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores." Em Salmos 106:1-2 Davi lança uma pergunta: "Aleluia! Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre. Quem saberá contar os poderosos feitos do Senhor ou anunciar os seus louvores? Responderei esta pergunta por dizer que não há absolutamente ninguém melhor para contar quem é Deus e o que Ele fez e o que é capaz de fazer do que nós que temos recebido tanta coisa, tantas bênçãos maravilhosas Dele. Você está cumprindo seu papel como membro de Sua Igreja. O propósito pelo qual Ele lhe chamou das trevas para andar na Sua luz maravilhosa está sendo cumprido diariamente? Caso não, acho bom começar cumprir este propósito para que Deus não investe de Seu Espírito Santo em quem não cumpre seu dever.

            No meio de tantas profecias acerca da punição que Israel sofreria caso não voltasse cumprir seu dever diante de Deus, Isaias faz menção de algumas das bênçãos que Deus deu, dizendo que até os animais do campo O louvam, mas o Seu povo nem O reconhece com os sacrifícios requeridos: "Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor. Contudo, não me tens invocado, ó Jacó, e de mim te cansaste, ó Israel. Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te dei trabalho com ofertas de manjares, nem te cansei com incenso. (Isaias 43:20-23) Até os pássaros cantam louvores a Deus de manhã ao levantar o sol. Você assim faz que recebeu bem mais que eles no curso da sua vida?

            Em Isaias 60:6 é profetizado que um povo virá de longe para adorar ao Senhor enquanto os filhos de casa não fazem. "A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor."

            Paulo preocupou-se muito em cumprir seu ministério. Ele deu seu melhor e sofreu todos os desgostos por associar-se com Cristo. Por isso ele podia dizer: "Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." Você poderá dizer o mesmo no final da sua vida? Está realmente cumprindo seu propósito diante de Deus para poder merecer sua coroa de vida?

Philip D. Walmer