>
 

Profetas Falsos/Professores Falsos/Pregadores Falsos 1

Número 1

 

            "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." (Mateus 24:12)

            O vigésimo e quatro capítulo de Mateus jamais foi tão importante antes como é hoje. Eu sei que em tempos passados havia eventos que pareciam indicar o iminente retorno do Senhor, mas hoje não resta a menor dúvida que estamos diante da realidade da volta do Senhor e o arrebatamento da Igreja Dele. Para quem lê e entende a Palavra de Deus se torna tão claro que as profecias deste capítulo estão se cumprindo rapidamente. As notícias dos últimos dias indicam que simplesmente não há condições para o mundo continuar como é hoje. A iniquidade multiplicou assustadoramente.

            O mais assustador deste cenário é que pessoas que alegam ser cristãs e se declaram preparadas para a volta do Senhor vivem uma vida muita fria espiritualmente. No versículo acima Jesus profetizou que isto aconteceria antes da volta Dele para receber a Igreja. O que está errado que as pessoas não podem perceber sua própria frieza espiritual? Em muitos casos não é falta de estar presente nos cultos e trabalhos da igreja. Em outros não é falta de participar dos trabalhos da igreja, de cantar, tocar e até pregar e lecionar.

            O que me assusta mais ainda é de ver pessoas presentes em um cultos onde o Espírito Santo está movendo tremendamente e estas não sentem. É por aí que a gente percebe que elas estão frias e longe de Deus, ao ponto de não mais perceber o mover do Espírito Santo. Que tristeza! Pior! Que perigo, pois futuramente há de resultar em uma grande tragédia; a perda da alma!

            Outra coisa que contribui para o esfriamento da Igreja, e os membros em particular é que hoje faltam ministros, isto é, pregadores com a coragem de declarar sem apologia toda a verdade da Palavra de Deus. Infelizmente há homens que preenchem os púlpitos semanalmente que são especialistas na área de autoajuda. Eles se expressam com frases bonitas, psicologia e palavras que fazem com que a pessoa se sente melhor, encorajada e mais animada. O problema com isso é semelhante às pessoas que sempre ingerem analgésicos para abater dores. Sim, eles podem se sentir melhor, a dor se foi, mas somente por pouco tempo, pois o que causou a dor ainda está presente no corpo.

            Qual é o maior problema do ser humano? A resposta é simples! Pecado! Palavras bonitas, frases estimuladoras e outras formas de autoajuda podem fazer a pessoa sentir melhor, mais não resolvem os problemas, pois é enraizado no fundo do ser e há somente uma maneira para se livrar deste problema.

            Primeiro a pessoa tem que reconhecer que "Não há justo, nem um sequer..." e "... Todos pecaram e carecem da gloria de Deus." (Romanos 3:10 e 23) Hoje, muitos pregadores têm medo de ofender alguém por usar a palavra "pecado". Têm receio de perder seus membros e talvez sua renda confortável. Por isso o pecado polifera, até dentro da Igreja. Por isso não existem conversões de verdade e a fé esfria de quase todos. Ministros deste tipo não resolvem o problema real que aflige o mundo e não preparam ninguém para fazer parte da cidade celestial. Ministros deste tipo são, na realidade, falsos, pois visam seu bem estar e não o bem estar eterno dos que frequentam suas igrejas.

Philip D. Walmer