>
 

Profetas Falsos/Professores Falsos/Pregadores Falsos 2

Número 2

 

            O assunto que eu abordo aqui já abordei em um devocional anterior e pretendo elaborar mais ainda em devocionais futuros, pois é assunto importantíssimo em nossos dias. Uma das razões que me levou a estudar acerca disto foi uma leitura recente do livro de Judas; escritor bíblico que se preocupou muito com os acontecimentos dos seus dias, quase no fim da era apostólica. Outra razão foi ter recebido notícias acerca de uma igreja pequena na qual trabalhei durante algum tempo, pregando, lecionando e aconselhando. Infelizmente aconteceu o que Paulo profetizou em Atos 20:29: "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho."

            Isto aconteceu por meio de uma pessoa, autoapontada profetisa, que levou os membros da congregação abandonar suas casas, retirar seus filhos dos colégios, fechar as portas da igreja, entre outras coisas absurdas. Eu não sei, no entanto, ao mesmo tempo sei como pessoas supostamente inteligentes poderiam correr atrás de absurdos como os que aconteceram nesta congregação. A razão principal por uma queda desta, que está acontecendo similarmente em muitos outros lugares, só pode acontecer por que o povo não tem conhecimento da Palavra de Deus. "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." (Oseias 4:6)

            A verdade é que são raras as pessoas que separam tempo para ler a Palavra de Deus em casa, dependendo exclusivamente de uma ou duas pregações semanais para preencher a necessidade espiritual da alma. Os pastores que dificilmente usam mais de uma meia dúzia de versículos bíblicos para suas mensagens e estudos bíblicos e frequentemente menos que isso, não conseguem preencher a necessidade do povo de alimentação espiritual. Assim, os que congregam na igreja recebem muitíssimo pouco da Palavra de Deus a cada semana. Esta falta de conhecimento da Palavra tende deixá-los como presa fácil do diabo e seus emissários. Milhares de pessoas caem a cada dia na conversa de supostos líderes eclesiásticos que não são movidos por amor da alma de ninguém, contudo a avareza, fama, poder e vanglória, entre outros desejos carnais. Somente pessoas bem versadas na Palavra de Deus terão condições resistir às palavras sutis destes enganadores, que fazem tudo visando apenas o bem deles, ou são motivados por raiva de Deus e Suas leis. Torna-se óbvio para os que são espirituais que o alvo destes jamais é a salvação das almas, contudo o bem deles.

            Aqui está o problema conforme a Palavra de Deus: "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo." (Judas 4) Da versão NTLH lemos desta forma: "Porque alguns homens incrédulos, sem serem notados, entraram no meio da nossa gente." Estas pessoas entram na Igreja despercebidas, Por quê? Porque há falta da parte do ministério e dos membros de ser cheio do Espírito Santo para poder pelo Espírito discernir o espírito que está nestas pessoas. Algumas vezes, eu, como pastor, não deixou determinadas pessoas cantar, ter oportunidade, pregar e etc., pois o Espírito Santo que estava em mim alertou-me ao fato que aquelas pessoas não estavam em condições espirituais. Fui criticado pelos membros, mas com o passar do tempo foi comprovado que eu acertei pelo poder do Espírito.

Philip D. Walmer