>
 

Profetas Falsos/Professores Falsos/Pregadores Falsos 4

Número 4

 

            "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." (Mateus 7:24-27)

            A vitória cotidiana e a vitória final que resultará com sua entrada no reino eterno de Deus dependem de: 1) Realmente ouvir as palavras do Senhor e 2) praticar as palavras que Ele proferiu e continua proferindo via Sua Palavra, sem se desviar para fazer a sua própria vontade ou agir de uma forma que agrada o mundo em volta, que inclui todos, inclusive cônjuges, pais, familiares, colegas de colégio e de trabalho.

            Este "ouvir" tem um sentido bem mais profundo que se pode imaginar, pois tem o ouvir com os ouvidos, a mente e o ser íntimo. Quantas vezes pais falam com seus filhos com plena certeza que o filho não tem problema de audição? O que acontece? Eles ouvem com os ouvidos e o som simplesmente passa despercebido, ou eles ouvem sem intenção de obedecer imediatamente, porém somente quando eles estão dispostos a obedecer.

            O segundo "ouvir" é aquele que entra na mente, é compreendido, mas não resulta em qualquer ação. A pessoa que assim faz pode ouvir e ler a Palavra de Deus semana após semana, mês após mês e por anos a fio, mas continua sendo a mesma pessoa, pois não tem intenção nenhuma de ser diferente. Pessoas têm me falado que eles são assim e todos em volta são obrigados aceitar e aguentar. Negativo! Jesus veio para mudar o ser humano, eliminar o pecado e carnalidade e fazer com que a pessoa seja agradável, amada e apreciada por todos em volta.

            O terceiro ouvir é aquele que é encarado com revolta, indignação e atitude que "ninguém vai mandar em mim". Todos têm basicamente o mesmo resultado... desobediência que em nada agrada a Deus e mais tarde ou mais cedo resultará em punição drástica.

            O que profetas falsos têm haver com isso? É que existem numerosos supostos ministros de Deus que pregam somente para agradar os ouvidos dos ouvintes. Eles jamais pregarão alguma coisa que faria com que seus ouvintes fossem ofendidos ou obrigados encarar o pecado residente na vida deles. Estes proferem palavras sutis, suaves, inofensivas e louváveis por pessoas que não têm jamais interesse em mudar seu estilo de vida. Assim, o Espírito Santo não tem oportunidade para operar e convencer do pecado, pois o suposto ministro nem é usado pelo Espírito, fazendo com que o íntimo das pessoas não é compungido.

            Ninguém pode jamais me provar que as pregações dos profetas e apóstolos eram agradáveis aos ouvintes. A pregação deles atacava, não às pessoas, mas o pecado residente nelas. Isto não foi aceito e todos estes eram perseguidos e nem poucos assassinados. Paulo pondera se é vantajoso agradar aos homens ou a Deus: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10)

Philip D. Walmer