>
 

O TĂșnel Escuro

 

            "Quando um trem passa por um túnel, você não joga fora o bilhete de passagem e abandona o trem. Você fica sentado, bem quietinho e confiante no maquinista. Confia em Deus, não importando quão escura fica sua situação. Deus diz: 'Você sairá disto são e salvo'."

            Recentemente li a frase acima e pensei como isto pode ser aplicada às vidas dos que procuram servir a Deus. Após uma vida inteira servindo a Deus, e mais de cinco décadas servindo no ministério, posso ver com retrospectiva clara que a ilustração transmite uma grande verdade. Por exemplo:

            Ontem antes do culto perguntei a um dos auxiliares mais antigos da igreja que frequento acerca de um homem e sua filha pequena, pois passou três ou quatro semanas que não mais vejo nos cultos. Fui informado que havia uma crise conjugal, que o homem procura resolver por não frequentar a igreja. Acontece que a mulher na história se ofendeu, anos atrás, com algo que aconteceu na igreja e se afastou dela, mas infelizmente não somente da igreja, contudo, de Deus também. Em outras palavras, quem levou a culpa pela situação que escureceu no caminho dela era Deus. Ela em desespero desceu do trem.

            Anos atrás fui informado por uma senhora, membro da igreja, que ela estava passando por umas dificuldades, e que eu não deveria me assustar ou preocupar com a ausência dela nos cultos por um tempo. Roguei que ela não se afastasse dos cultos, mas ela ignorou meu conselho sábio e apesar de eu pleitear com o receio que senti, ela prosseguiu com sua decisão de descer do trem. Já faz quase quatro décadas desde aquela conversa no final de um culto, e a terceira ou quem sabe, a quarta geração de pessoas está sendo criada fora da igreja, longe de Deus e sem salvação. Que tragédia aconteceu, e simplesmente por que a vida dela estava passando por uma escuridão provisória, sim provisória.

            Ouvi acerca de pais que por vergonha de ver seus filhos se afastar da igreja por vergonha se afastaram também. O que posso dizer acerca disto? Que o diabo ganhou uma dupla vitória, pois agora em vez de ter uma ou duas pessoas afastadas, é uma família inteira. Num caso deste, os pais não podem dizer com palavras que o caminho certo é ficar firme com Deus. Nem o exemplo deles serve de âncora para convencer os filhos que servir a Deus é o caminho mais seguro. Mais uma vez se torna claro que descer do trem no meio de uma tempestade que escurece tudo não é a solução.

            Judas, movido por avareza, pensando talvez que ficar com Jesus era um caminho que daria em derrota, desceu do trem e traiu quem, na verdade, o amava mais. Ele perdeu tudo... Vida terrestre e a vida eterna. Que tragédia irreparável!

            Paulo lamentou que Demas o abandonou no meio da trajetória. Já sofreu junto com Paulo, passou pelas tribulações e perseguições, porem, repentinamente ele "joga a toalha" e abandona tudo, iludido com a aparente vida fácil e farta do mundo. Talvez calculasse que aquela vida não tinha perspectiva de sucesso, pois parecia que tudo estava escuro. Desceu do trem e ficou nas trevas do inferno para todo sempre.

            Será que não podemos nos lembrar das promessas da Palavra quando tudo está às escuras? Não é mais possível se lembrar de quem recebeu as promessas? Jesus disse as seguintes palavras aos seus discípulos pouco antes de ser crucificado: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros." (João 14:18) Foi dito e feito no Dia de Pentecostes quando Jesus voltou no poder do Espírito Santo e lhes deu a experiência mais maravilhosa das suas vidas. Jesus ainda disse em Mateus 28:20: "... eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." Vamos também adquirir os olhos de fé de Moisés para poder ver " como quem vê  aquele que é invisível." Confia no maquinista, Jesus, pois Ele desceu do céu e retornou para lá e conhece o caminho e tem as condições de nos entregar salvos na Cidade Celestial. Não abandone o trem!

Philip D. Walmer