>
 

As Armas de Nossa MilĂ­cia 4

Número 4

 

            "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão." (II Coríntios 10:4-6)

            A quarta arma que é de suma importância para o cristão e tão frequentemente ignorada é a Palavra de Deus. Alguns dirão que estou escrevendo demais acerca do valor da Palavra de Deus na vida do crente. Vamos ver se você ainda tem a mesma opinião depois de ler o que a Bíblia tem a dizer acerca do seu próprio poder.

            A maioria dos cristãos ignoram as palavras de Jesus em Mateus 4:4, onde Ele cita uma verdade escrita no Antigo Testamento: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Eles procuram viver apenas pelo alimento natural, ignorando a necessidade da alma pelo alimento espiritual, que é a Palavra de Deus.

            A Bíblia é muito clara em nos informar que o mundo todo jaz no maligno, isto é, nas trevas as quais é a habitação de satanás. Se o mundo assim jaz nas trevas, da onde o homem terá luz para iluminar seu caminho para também não cair na escuridão eterna junto com o inimigo da sua alma? Davi declarou em Salmos 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Esta declaração deve convencer a todos da necessidade de fazer a Palavra de Deus uma parte vital da sua vida. Sim vital, pois sem Ela não haverá jamais luz no seu caminho.

            O apóstolo Paulo declarou em Efésios 6:17 que a Palavra de Deus é a espada do Espírito Santo. "... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus..." [Leia para sua instrução Efésios 6:10-20] Se é que você tem recebido o Espírito Santo de acordo com o padrão bíblico, é necessário que faça leitura da Palavra de Deus para poder colocar esta espada poderosa à disposição Dele para Ele poder lhe defender de todas as artimanhas do diabo. Se você não ler a Palavra, o Espírito não pode estar armado para efetivamente lhe defender, fazendo com que você seja presa fácil do diabo.

            Nota bem a história da tentação de Jesus em Mateus 3:1-11. Para tentar Jesus, o diabo usou a Palavra de Deus erradamente e fora de contexto. Falsos ministros estão fazendo a mesma coisa em dias atuais. Eles estão iludindo muitos, pois seus ouvintes não têm lido a Palavra e não foram jamais instruídos corretamente na Palavra, portanto são facilmente enganados por palavras que aparentemente vieram da Bíblia. No entanto, em Mateus 4:4, 7 e 10 observamos como Jesus venceu as três tentações do diabo com o conhecimento da Palavra, que citou e usou corretamente. Há vitória para todo crente que assim usa a Palavra poderosa na sua vida.

            Alguém com um conhecimento do poder da Palavra fez uma declaração nestes termos na capa da sua Bíblia: "Este livro lhe afastará do pecado, mas o pecado lhe afastará deste livro". Isto combina perfeitamente com Salmos 119:11: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."

Philip D. Walmer