>
 

As Armas de Nossa MilĂ­cia 5

Número 5

 

            "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão." (II Coríntios 10:4-6)

            Não somente necessitamos uma arma defensiva, contudo ofensiva. Com a defensiva o crente se defende das obras maléficas deste mundo devassado pelo pecado. Com a arma ofensiva o crente conquista território para o Reino de Deus. Esta arma ofensiva que é a Palavra de Deus é também de suma importância, pois sem ela o Reino de Deus não cresce, e este Reino precisa crescer e encher toda a terra como é revelado no Livro de Daniel quando Daniel interpretou o sonho de Nabucodonosor. O cristão frequentemente ignora a Palavra de Deus e seu poder quanto ao trabalho de evangelização, que é erro grande, pois Jesus declarou: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

            O mundo e todos seus habitantes não têm como conhecer a verdade a não ser pela Palavra de Deus. Ela é a única fonte de verdade, portanto o único meio pelo qual o perdido pode conhecer a verdade e ser salvo. O crente, conforme Paulo falou ao seu filho na fé Timóteo, tem o dever de conhecer bem esta Palavra para poder usá-La eficazmente. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15)

            Davi rogou a Deus que esta Palavra jamais seja retirada da boca dele. Ele não somente reconheceu o valor da Palavra para seu próprio bem, contudo o valor Dela para outros. Por esta razão ele sempre queria a Palavra na sua boca. "Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos." (Salmos 119:43) Recomendo a leitura de todo este Salmo, pois nele Davi refere-se à Palavra de Deus em quase todos os seus 176 versículos por uma ou outra expressão. Ele reconheceu o poder defensivo da Palavra no versículo 11: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."

            "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12) A Palavra de Deus em Si Mesma é uma arma ofensiva tremenda. Com isso não quero dizer que Ela ofenda, mas revela e assim alguns consideram a Palavra como ofensiva. Mas, com a passagem que segue, começamos a entender melhor seu valor, poder e efeito necessário na vida do cristão: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (II Timóteo 3:16-17)

            Você seria bem-aventurado se fosse seguir o conselho de Davi em Salmos 1:2: "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."

Philip D. Walmer