>
 

A Luz Perfeita 1

Número 1

 

            "Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas." (Gênesis 1:3-4)

            A primeira obra de criação de Deus foi a da luz. Como deve ter sido lindo quando repentinamente as trevas davam lugar para uma luz perfeita e maravilhosa. Sem um sol, sem uma lua e sem estrelas, Deus criou a luz. O sol foi criado apenas no quarto dia da semana da criação. Isto é maravilhoso e foge totalmente de nosso entendimento e imaginação. O que precisamos reconhecer é que Deus em Si Mesmo é a luz.

            Veja bem estas palavras da boca de Jesus Cristo do devocional de ontem: "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; e quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8:12) "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." (João 9:5) " Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46) Sendo que Jesus Cristo era Deus manifestado na carne, Ele tinha o poder para ser a luz do mundo. Ele, na verdade, era quem criou a luz no início da criação. É fácil entender, portanto, que Ele podia ser a Luz do Mundo.

            Qual é o problema que agora enfrentamos? Jesus não está mais aqui na face da terra. Ele disse no versículo acima "Enquanto estou no mundo..." Ele foi assunto aos céus, onde aguarda o momento para retornar e receber Sua Igreja para a morada eterna. Somos então condenados habitar nas trevas até que Ele retorna. Absolutamente, não!

            Em Mateus 5:14-16 Jesus declarou: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

            No início da criação, Deus fez a separação entre a luz e as trevas, de fato os dois não podem ocupar o mesmo espaço. Deus encheu seus discípulos do primeiro século com a plenitude do Espírito Santo. Deus quer fazer a mesma coisa nos dias atuais, e faz. O problema de muitos é que não se mantêm cheios do Espírito. O Espírito é conhecido como óleo, algo combustível, que produz luz. Mas, quando o mundo é permitido invadir o espaço do óleo do Espírito Santo, a luz é ofuscada, oculta e não poucas vezes apagada definitivamente. Assim, quem uma vez andou na luz, agora anda tropeçando nas trevas. E, não somente a própria pessoa, contudo todos que devem ser iluminados pela luz do crente cheio do Espírito Santo. Por tanto as trevas estão ganhando território, conquistando cada vez mais.

            Irmão crente, você deve reconhecer que a luz é sempre mais poderosa que as trevas. Basta você se encher, encher mesmo, do Espírito Santo e terá luz não somente na sua própria vida, mas poderá iluminar o mundo em seu redor.

                         Philip D. Walmer