>
 

A Luz Perfeita 2

Número 2

 

            Frequentemente se ouve pessoas reclamando da falta de paz e harmonia no mundo entre as pessoas, e até pessoas que alegam ser cristãs ou ao menos frequentadoras dos trabalhos da igreja. Há uma razão para isso que é claramente delineada na Palavra de Deus. "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (I João 1:7) Deus é a luz e está na luz, e se você ou eu andar nas trevas, só poderá haver atrito e discórdia entre nós e nosso Criador e Salvador. Luz e trevas simplesmente não se acertam, e jamais haverá comunhão entre Deus e qualquer ser humano se este homem ou mulher anda nas trevas. Amós faz a seguinte pergunta: "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3)

            Deus chamou você das trevas. Ele não quer que você ande nas trevas. (I Pedro 2:9) Esta luz deve brilhar no mundo inteiro, mas infelizmente isto não ocorre. No entanto, a luz pode está na vida de qualquer um que quer andar e ser iluminado divinamente. "A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." (João 1:5) Como as trevas não podem apagar a luz nem de uma pequena vela, as trevas não podem prevalecer contra a luz de Deus que está acessa pelo Espírito Santo na vida de quem segue se renovando neste poder divino. Mas, se a pessoa ama as trevas mais que a luz, ela não pode ter os benefícios da luz: "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." (João 3:19)

            II Coríntios 6:14 esclarece bem o relacionamento entre as trevas e a luz: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?" Para ter comunhão perfeita com Deus, precisamos "andar na luz como Ele está na luz." É impossível que qualquer um ande de mãos dadas com Deus, estando Deus na luz e o ser humano nas trevas.

            Agora contemplamos outro benefício de ter a comunhão perfeita com Deus, e isto é que teremos comunhão "uns com os outros". Assim, andar na luz e em perfeita harmonia com Deus resultará em boa comunhão uns com os outros, seja no relacionamento conjugal, familiar com filhos e parentes, com colegas de trabalho e em qualquer outro ambiente onde a pessoa se encontra. Por que isto acontecerá? Porque a luz é mais poderosa que as trevas. Endireita em primeiro lugar o seu relacionamento com Deus, anda na luz com Ele e os demais relacionamentos seguirão se endireitando de tal forma que a paz e harmonia desejadas por todos começarão aparecer como algo normal em vez das constantes brigas e desentendimentos tão comunhão em nosso mundo nos dias de hoje. Andar na luz com Deus fará com que você possa ter "... a paz de Deus, que excede todo o entendimento, [que] guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)

Philip D. Walmer