>
 

A Luz Perfeita 3

Número 3

 

            Luz é necessário para crescimento. Sem ela, nada cresce, nem vive. Luz produz vida e crescimento. Aqui na América do Norte estamos na estação de outono, por tanto os dias estão se encurtando que significa menos horas de sol, menos calor e a chegada de frio e geada. Estes fatores combinam para que haja mudanças na vida de plantas e árvores. Esta semana eu arranquei as plantas de tomates da horta, pois sabia que apesar de novos brotos e flores que nada novo seria produzido, pois faltam os longos dias e o calor do verão.

            A luz é essencial para a sobrevivência e crescimento do cristão. Sem esta luz um processo de morte começa se infiltrar onde uma vez havia vida e vitalidade. Tratando-se do assunto de luz na vida do crente, é ele mesmo que vai determinar a quantidade de luz que terá na sua vida. As circunstâncias exteriores não devem influenciar a quantidade de luz que tem, pois a luz não vem de fonte terrestre, contudo da parte de Deus. Assim volto a dizer que a leitura da Palavra de Deus e as orações constantes são essenciais para a manutenção da vida espiritual. Veja o que Davi declarou em Salmos 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Davi reconheceu a Palavra de Deus como algo de grande valor na sua vida, algo que providencia luz para o caminho que precisava trilhar. É assustador como a maioria dos cristãos de hoje não leem esta mensagem de Deus que produz luz no seu caminho, e depois não entendem a razão por cometer tantos erros. A Palavra de Deus é a luz perfeita.

            Davi teve uma pergunta de grande importância para os jovens e a resposta à mesma em Salmos 119:9 que reproduzo de três versões como seguem: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." (RA) "Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a tua palavra." (Cor.) "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra." (NVI) Ninguém pode ler assiduamente a Palavra de Deus e ainda viver de qualquer maneira, isto é, de maneira que desagrada a Deus. Por quê? Porque a Palavra é a luz que revela até os delitos mais ocultos no íntimo do ser humano.

            Andar nas trevas é de ser preso, perdido, desorientado, desnorteado e totalmente a deriva. O que foi que Jesus fez para a pessoa salva? Paulo descreve isto em poucas palavras em Colossenses 1:13-14: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." Sair das trevas é ser liberto e transportado para um novo reino de amor, redenção e remissão de pecados. Por que alguém poderia querer voltar para aquela vida terrível e sem esperança de algo melhor?

            Paulo elabora mais ainda em I Tessalonicenses 5:4-5: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas." É necessário que vivemos constantemente na luz para que o grande Dia do Senhor, não nos apanha de surpresa. (Leia I Tessalonicenses 5:1-11)

            Philip D. Walmer