>
 

Separar 1

Número 1

 

            "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; o e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (II Coríntios 6:14-18)

            Em toda a Palavra de Deus descobrimos que a vida daqueles que devem servir a Deus e ser povo Dele devem viver uma vida separada do mundo e dos outros em volta. Isto não quer dizer que o povo de Deus deve se esconder em algum lugar longe da sociedade comum, contudo diz que o povo de Deus não participará da vida e atividades dos que não têm Deus na vida. A convivência nos colégios, faculdades, universidades, ambiente de trabalho e até na familiar é algo que não podemos escapar durante a vida terrestre. É possível está no mundo enquanto não estar do mundo. Entende-se que quem nasce verdadeiramente de Deus está no mundo, estuda, trabalha e convive nele, no entanto tem cidadania em outra pátria que é celestial.

            No decorrer de sua vida, Abraão sofreu no mínimo três separações... de Ur dos Caldeus, da sua parentela no Harã, e depois de Ló. Muitas pessoas hoje querem, aliás, chamam Deus de Pai, mas erram nisto, pois nunca nasceram Dele ou foram adotadas por Ele, pois rejeitaram o plano de salvação Dele e a vida separada do mundo iníquo.

            Para ser o povo exclusivo de Deus, Israel tinha que ser resgatado do Egito, que é tipo do mundo nas Escrituras. A saída de lá tipificou o arrependimento. A passagem pelo mar tipificou o batismo nas águas e o aparecimento da nuvem o batismo do Espírito Santo. (I Coríntios 10:1-4) O grande erro de Israel era de desobedecer a Deus ao entrar na terra prometida e permitir que aquele povo tremendamente idólatra permanecesse na terra. Mas o pior aconteceu quando Israel começou adotar as religiões daqueles povos, adorar junto com eles diante de imagens de escultura. Israel perdeu sua separação e, portanto, as bênçãos de Deus.

            Temo que a Igreja do século vinte um esteja fazendo a mesma coisa. A Igreja atual está adorando diante das imagens de profissionalismo sem a unção divina, imoralidade, materialismo, entretenimento, homossexualismo, lesbianismo, entre outras coisas que Deus considera anátemas. Estas coisas estão no mundo, contudo não precisam entrar na Igreja, mas entraram e foram abraçados como uma forma nova e liberta para viver. Israel perdeu as bênçãos e proteção do Senhor até finalmente ficarem escravizados pelos inimigos dos quais uma vez ficaram libertos. Vejo a mesma coisa acontecendo na Igreja de hoje. Espaço não permite que relate as notícias que leio com frequência acerca de até ministros credenciados presos por desobedecer às leis da nação, se envolvendo em estupros, sexo com menores, pornografia de crianças envolvimento com entorpecentes e etc. Não se orgulha irmão, pensando que a igreja à qual pertence não pode abrigar tais coisas. Anos atrás pensei a mesma coisa, mas, por exemplo, o divórcio que era raríssimo na Igreja tem se tornado muito comum, ao ponto de casais se divorciarem, casar de novo e os dois casais novos continuam na comunhão da igreja. Até quando isto vai acontecer até que Deus julgar todas estas imoralidades e pecados. A Igreja pode ser considerada a Igreja de Deus somente quando Ela se separa completamente do mundo. Leia novamente com cuidado o texto deste devocional.

            A passagem que segue continua fazendo parte das Sagradas Escrituras, e não necessita mais comentários, pois a advertência é muito clara. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos." (Gálatas 6:7-9)

Philip D. Walmer