>
 

A Arma Efetiva de Oração 11

Número 11 - A Vontade de Deus

 

            "... venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu..." (Mateus 6:10)

            Para o verdadeiro (a) servo (a) do Senhor nada deve ser mais importante do que a vontade Daquele que chamou das trevas para andar na Sua luz maravilhosa. (I Pedro 2:9) Qualquer lugar fora da vontade de Deus é ambiente bastante desagradável, senão desastroso. Jesus nos ensina na Oração Dominical para rogar a Deus para fazer Sua vontade na terra exatamente como é feito no lugar onde Deus habita perpetuamente. E, é claro que no céu tudo é feito precisamente como Deus quer, e lá reina a paz, pois a vontade de Deus é perfeita.

            Normalmente a vontade de Deus vai à contramão da vontade humana. A tendência do ser humana é fazer aquilo que agrada a carne, que traz conforto para os desejos da carne, que são básicos desde que Adão e Eva transgrediram a vontade de Deus. Ninguém pode confiar naquilo que pensa e o que maquina no seu coração. Veja o que o profeta Jeremias nos revela: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) Ninguém pode confiar no seu próprio coração, nem nos seus sentimentos. Todos necessitam que a vontade de Deus seja feita na vida deles. "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2) Confesso não entender a resistência contra a vontade de Deus que se vê com tanta frequência, pois neste versículo Paulo declara que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Então pela oração todos devem submeter-se à vontade de Deus para experimentar esta nova forma de vida, livre do mundo e do egoísmo da própria vontade.

            Contrário àquilo que alguns pensam e alguns pregadores alegam Deus não pode ser forçado a fazer aquilo que é fora da vontade Dele. No caso do jejum, que ninguém pense que Deus por ver o sacrifício lhe dará tudo que almeja. Se o jejum, que é de certa forma uma punição ao seu corpo, fosse o que movesse a Deus em seu favor, seria necessário admitir que os padres da antiguidade se deitassem em leitos de pregos e submeteram seus corpos à punição terrível tinham razão. Contudo, o jejum é para o crente aprender dominar seu apetite para comida e assim aprender também não submeter-se à natureza carnal, porém à vontade de Deus.

            Esta parte da Oração Dominical é de suma importância em qualquer que seja a situação, a não serem as orações que envolvem a salvação de almas. É sempre a vontade de Deus para salvar, portanto é possível orar com intrepidez. Nas outras situações, inclusive a de cura, é necessário orar para que seja feita a vontade de Deus.

            Alguns alegam que é sempre a vontade de Deus para curar. No entanto, a Bíblia não sustenta esta ideia. Paulo disse que deixou um irmão doente. Nem Jesus curou todos. Vamos nos lembrar de que ainda que Deus cure todos os enfermos, mais tarde ou mais cedo morrerão, pois é o destino de todos os seres humanos.

            Amplas razões há para orar que a vontade de Deus seja feita, portanto, ore assim e ver o que Deus fará para o seu bem e para que o nome Dele seja glorificado.

Philip D. Walmer