>
 

Família... Lugar De Perdão

            Sendo que sou um Apostólico Pentecostal, não há muito que venho do catolicismo que é aceitável para mim. Isto se tornou ainda mais realidade depois da visita recém do papa aos Estados Unidos onde ele fez comentários contrários aos ensinamentos da Palavra de Deus e pleiteou em favor de formas de política que para um conservador como eu, simplesmente não são aceitáveis.

            No entanto, o texto abaixo veio para mim como sendo de autoria do papa. Achei esta mensagem muito válida à luz de vários problemas no seio de famílias que chegaram a minha atenção. Parece que não existe família na qual não há certas formas de intrigas, desentendimentos, e até brigas que duram há vezes ao longo de anos.

            Ai vem o adoecimento e a morte, seguidos de remorso devido à falta de convívio melhor ao longo dos anos de vida, com o qual pessoas sofrem até sua morte. Deus nunca pretendia que a família fosse assim, no entanto, a história que vem pela Palavra de Deus inclui a tristeza que veio à primeira família devido ao pecado de desobediência do primeiro casal. Um pouco de tempo passa e Caim mata Abel, se separa do resto da família e assim os problemas de família continuam até o dia de hoje.

            A mensagem abaixo atribuída ao papa Francisco faz com que todos sejam obrigados enfrentar a realidade deles mesmo, vendo, espero, que o perdão verdadeiro seja o caminho para um convívio familiar melhor. Espero sinceramente que os leitores deste texto possam escolher o perdão como o bálsamo que sarará os conflitos nas suas famílias. Que seja você que inicie o processo de cura, não esperando jamais para outros tomarem o primeiro passo.

Philip D. Walmer

 

            Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.

            Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.

            É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.

                       Papa Francisco.

 

            Caso você acha que há outros que necessitam esta mensagem, pode copiar, imprimir e fazer uso deste texto para tentar ajudar alguém que sofre com este mal que atinge de forma mais acentuado nesta era, que é obviamente o final dos tempos.