>
 

Um Caminho 1

Número 1

 

            Mais uma vez hoje meu espírito está muito perturbado, pois mais uma vez percebi a mensagem que alguém enviou alegando que não importa muito como a gente crê, pois se apenas crê em Deus de alguma forma basta para efetuar a salvação da alma. Gente, como o diabo tem cegado os olhos espirituais de milhares, aliás, milhões para crerem desta forma para que sejam irrevogavelmente perdidos para todo sempre. A salvação da alma é algo preciso e específico, contudo bem delineada na Palavra de Deus para que ninguém se perde sem saber a verdade.

            Este tipo de pensamento não é algo novo, pois pelos escritos de Salomão deduzimos que as pessoas daquela era pensaram da mesma forma. Portanto, este homem sábio e dirigido pelo Espírito do Senhor deu este alerta. "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Provérbios 14:12) Ele não deixou apenas um alerta, mas repetiu as mesmas palavras em Provérbios 16:25. É lamentável que pessoas pensem que podem viver de qualquer forma que agrada a carne e suas concupiscências e ainda ser salvo e participar do lugar santíssimo que Deus preparou para os que O amam de tal forma que  abandonam o mundo e seus prazeres para algum dia herdar todas as promessas de Deus.

            Muitas e muitas vezes ouvi pessoas alegarem que a crença da pessoa não importa, pois Deus é amor e no final salvará a todos igualmente. Isto é uma mentira que parte dos quintos do inferno para se for possível enganar a todos. No entanto, para não ser enganado é necessário ler e entender bem a Palavra de Deus. Em João 14:6 Jesus proferiu estas palavras de tão grande importância: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Vamos juntos analisar este versículo:

            É necessário entender a gramática deste versículo. Jesus usou o artigo definido "o" antes da palavra caminho e o artigo definido "a" antes das palavras verdade e vida. O uso desta forma do artigo indica exclusividade. Em outras palavras não há caminho para Deus a não ser por meio da salvação que Jesus providenciou. Não há verdade fora de Jesus Cristo e da mesma forma não há vida eterna fora de Jesus Cristo. Agora, se Jesus tivesse dito: "Eu sou 'um' caminho", indicaria que haveria outros caminhos que poderiam chegar a Deus e a vida eterna. Da mesma forma seria acerca da verdade e a vida eterna. Mas, propositalmente Jesus usou o artigo definido e não o indefinido, abrindo caminho para pessoas pensarem que poderiam se salvar fora de Jesus Cristo.

            Ao longo dos quase sete mil anos da existência do ser humano, os homens têm procurado achar um caminho que não os sujeitaria ao Único Deus Verdadeiro. Infelizmente não funciona, pois é Deus que determinou o único caminho de salvação e determinará quem são os obedientes que herdarão um lugar na Santa Cidade Celestial.

            É também de suma importância notar que Jesus disse: "... ninguém vem ao Pai senão por mim." São muitos que citam erradamente este versículo dizendo "ninguém vai ao Pai..." Sendo que Jesus era o Pai manifestado em carne, Ele estava cem por cento correto em dizer que  "ninguém vem ao Pai senão por mim."

            Ninguém será salvo crendo em Buda, Confúcio, Maomé ou qualquer outro deus ou profeta que andou mundo afora. Jesus é o único que preparou um caminho certo, que ofereceu uma solução ao pecado, portanto, só Nele há salvação. Não se engana, e nem deixa que alguém lhe engane com suaves palavras que soam tão bem nos seus ouvidos. Creia unicamente na infalível Palavra de Deus.

Philip D. Walmer