>
 

Um Caminho 2

Número 2

 

            "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos." (Efésios 4:1-6) Por meio das palavras desta passagem bíblica Paulo expressou tão nitidamente a verdade da unidade da fé, (Ela é única e não multilateral) deixando bem claro que há apenas esperança de salvação em Jesus Cristo e o caminho providenciado por Ele.

            Um compungimento profundo bateu nos corações dos ouvintes da mensagem de Pedro logo depois da descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Convictos de que foram enganados por seus líderes religiosos de pedir a crucificação de Jesus, queriam saber como poderiam se livrar da culpa por este ato, impensável a vista de ter recebido das mãos de Jesus tantos milagres, prodígios e divina providência de suas necessidades. A resposta de Pedro, apoiado pelos demais que receberam o Espírito Santo se encontra no versículo que segue:

            "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

            Este meio de se tornar sem culpa do sangue de Jesus, livre de todos seus pecados, era simples, contudo, eficaz de transformar a vida de aproximadamente 3000 almas somente naquele dia. Esta mensagem não tem mudada ao longo destes quase 2000 anos; isto é, Deus não mudou a maneira para pessoas se livrarem dos seus pecados. O arrependimento do qual Pedro falou é um ato simples, no qual a pessoa admite que seja pecador, confessa os pecados e expressa que necessita de um Salvador. João declarou tão claramente o que acontece quando com sinceridade uma pessoa chega a Deus requerendo à mudança que dará a plenitude de vida que Deus prometeu. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9)

            Confesso que fico um tanto ofendido com o uso leviano da palavra "Gospel" na sociedade evangélica brasileira. Por quê? Por causa do que significa o Evangelho (Gospel). Paulo descreve-o na passagem abaixo. É necessário honrar, valorizar e reverenciar o Evangelho (Gospel), pois é como Paulo elaborou, representa o sofrimento, a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Seu sofrimento providenciou para o mundo inteiro e para todas as gerações o perdão de pecados. Capta bem as palavras de Paulo na passagem abaixo:

            "Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (I Coríntios 15:1-4)

Philip D. Walmer