>
 

Um Caminho 4

Número 4

 

            O arrependimento, verdadeiro, profundo e sincero; seguido pela produção de fruto do mesmo, que comprova o arrependimento pode, e sim, deve ser seguido pelo batismo nas águas em o nome de Jesus Cristo.

                Quando os ouvintes da mensagem pregada por Pedro indagaram-no com respeito o que deveria ser feito diante do compungimento que sentiram nas profundezas de suas almas, Pedro, por inspiração e unção do recém-recebido Espírito Santo deu a resposta que concordava com os ensinamentos de Jesus; resposta qual que recebeu a aprovação dos doze Apóstolos, bem como os demais que participaram deste primeiro derramamento geral do Espírito Santo: "... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo e para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

            Alguns querem contestar este modo de batismo, alegando que não foi assim que Mateus escreveu em Mateus 28:19. No entanto, deve ser lembrado que Mateus estava entre aqueles que receberam o Espírito Santo no Dia de Pentecostes e não contestou a ordem que Pedro deu sob a influência do Espírito Santo.

            Também deve ser notado com atenção especial que em nenhum dos relatos de batismos realizados ao longo da história elucidada no Livro de Atos, nenhum foi feito sem que o nome de Jesus Cristo fosse chamado sobre os candidatos neste ato importante no plano de salvação. "... porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus." (Atos 8:16) " E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo." (Atos10:48) " Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus." (Atos 19:5)

            Alguns também querem dizer que o batismo não faz parte do plano de salvação e que é apenas um rito para fazer a pessoa membro da igreja, contudo, não foi assim a crença dos Apóstolos do primeiro século. Pedro disse categoricamente que o batismo, combinado com o arrependimento efetuava o perdão (remissão) de pecados: "... seja batizado em nome de Jesus Cristo e para remissão dos vossos pecados..." Podemos, então dizer corretamente que sem o batismo apostólico, simplesmente não há remissão de pecados. Em I Pedro 3:21, Pedro enfatizava a importância do batismo assim: "... os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo..." Se você ainda não foi batizado, ou foi batizado onde uma fórmula não apostólica foi usado, quero lhe encorajar para logo procurar quem lhe batiza biblicamente em o nome de Jesus Cristo, pois é importante para a remissão dos seus pecados e para lhe colocar em mais completa obediência aos ensinamentos da Palavra de Deus e assim assegurar sua salvação. Sim, amado leitor, há um caminho que leva à salvação de nossas almas, e convém que sigamos perfeitamente os ensinamentos de Jesus e seus ungidos Apóstolos.

Philip D. Walmer