>
 

Um Caminho 5

Número 5

 

            A doutrina relativa ao Espírito Santo se encontra um tanto confusa no meio evangélico nos dias atuais. A verdade é que muitas denominações religiosas (talvez a maioria) têm se afastado do puro ensinamento da Palavra de Deus. Procurarei tocar nos principais pontos relativos ao recebimento desta dádiva maravilhosa, no entanto não há espaço nesta mensagem para tratar o assunto detalhadamente.

            Infelizmente há muitas que negam a essencialidade do recebimento do Espírito Santo como parte integral do processo de salvação inicial. Abordei o assunto de arrependimento em uma mensagem anterior, declarando categoricamente que não é apenas tal de "aceitar Jesus", mas um virar completo do mundo para servir a Deus; uma renúncia do mundo e todas as suas concupiscências. Também abordei o assunto do batismo nas águas, declarando também a sua essencialidade à salvação, pois efetua a remissão de pecados. (Atos 2:38) Este batismo, para ser efetivo na sua realização, deve ser feito tendo o nome de Jesus Cristo invocado, pois somente no nome de Jesus há perdão (remissão) de pecados.

            É pena e erro grande que alguns param com estes dois passos em direção à salvação, ignorando o terceiro passo que Pedro enfatizou na sua mensagem no Dia de Pentecostes, isto é, o recebimento do Espírito Santo. Pena, por quê? Porque priva as pessoas de um desejo buscar e receber o que é absolutamente a melhor experiência prometida por Deus aos seres humanos. João Batista anunciando a chegada de Jesus disse: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Mateus 3:11) Em outras palavras, a missão principal de Jesus Cristo era de preparar o caminho para pessoas poderem se tornar vasos (tabernáculos) do próprio Espírito de Deus. A promessa de Deus neste sentido vem desde o Antigo Testamento, pelas profecias de vários profetas, inclusive Joel: "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito a sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, c vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias." (Joel 2:28-29)

            Alguns religiosos evangélicos alegam que o derramamento do Espírito Santo foi uma experiência exclusiva para os apóstolos e que as línguas que foram concedidas por falar, eram para equipá-los para evangelizar nações de vários idiomas, enquanto era um meio para convencer os ouvintes que de fato algo sobrenatural estava acontecendo. Eles também erram nesta alegação, pois presentes no Dia de Pentecostes (Atos 2) haviam aproximadamente 120 pessoas, entre homens que não foram contados entre os doze apóstolos e mulheres, inclusive, a mãe de Jesus. Todos estes receberam o Espírito Santo no mesmo momento e da mesma forma. Todos, apóstolos, outros homens, mulheres e a mãe de Jesus falaram em outras línguas desconhecidas como evidência inicial do recebimento desta promessa do Pai Celestial.

            Faço-lhe a pergunta que Paulo fez aos crentes de Éfeso em Atos 19:2: "Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?" Caso não, está na hora para adquirir uma sede para receber o que Deus destinou para todos que crêem.

Philip D. Walmer