>
 

Um Caminho 6

Número 6


    Como escrevi no estudo de ontem, a promessa do recebimento do Espírito Santo vem desde o Antigo Testamento. Além de Joel que citamos ontem passo a lhe compartilhar mais profecias de dois profetas como seguem: "Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, e não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." (Jeremias 31:31-33) Esta nova aliança e o imprimir das leis de Deus no coração é o recebimento do Espírito Santo. "Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne..." (Ezequiel 11:19) O coração transformado de dureza para um maleável vem com o preenchimento dele com o Espírito Santo. "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis." (Ezequiel 36:26-27) Em vez de Deus habitar em volta do Seu povo, com a nova aliança (o recebimento do Espírito Santo) Deus firmará residência dentro de quem voluntariamente abre seu coração para o Espírito Santo. "Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus." (Ezequiel 39:29)

    Após mais de 400 anos de silêncio da parte de Deus durante os quais Ele não enviou sequer um profeta para a nação de Israel devido a sua constante desobediência às leis Dele, logo aparece João Batista pregando no deserto uma mensagem de arrependimento e reforçando as promessas de Deus do Antigo Testamento com estas palavras: "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mateus 3:11) Eis, é possível entender a principal missão de Jesus. Por meio de sua morte, abrirá o caminho para o Santo dos Santos do Templo, onde habitava a presença do Senhor.

    Jesus continuou a profetizar e falar acerca desta nova experiência que todos os crentes poderiam receber. Estude as passagens que seguem, pois nelas achará referências ao Espírito Santo que seria derramado logo após a ascensão de Jesus:    Mateus 28:20,     Marcos 1:8, Marcos 15:17-18, Lucas 3:16    , Lucas 11:13,    Lucas 24:49, João 1:33, João 3:5, João 4:14, João 7:38-39, João 14:16-18, João 14:26, João 15:26, João 16:7, 13 e Atos 1:4-8.

Em Atos 2:14-36 Pedro pregava à multidão de milhares que chegou para tentar descobrir o que estava acontecendo naquele cenáculo. Em Atos 2:16-18 Pedro esclarece que o acontecimento que eles estão presenciando é justamente o cumprimento da profecia de Joel mais de 400 anos. Deus cumpriu sua promessa e Pedro afirma o seguinte: "Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar." (Atos 2:39) Sim, amado leitor, a promessa do Espírito Santo é para você hoje. Não acredita na palavra daqueles que dizem que não é, pois é, e eu sou prova disto, como também centenas de milhares de pessoas de muitas nações e línguas em volta do mundo.

Philip D. Walmer