>
 

Um Caminho 7

Número 7

 

            "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:1-4)

            É bom analisar a fundo o batismo do Espírito Santo no Livro de Atos e o padrão que foi estabelecido pelos apóstolos, a fim de poder em nossos dias seguir o mesmo padrão para ser agradável a Deus e não lograr o povo do dom mais maravilhoso que Deus prometeu e deu para Sua Igreja. Algumas denominações, numa tentativa de conduzir seu povo por um caminhar "mais fácil" abriram mão dos princípios deste batismo divino estabelecidos pelos apóstolos, enganando o povo a pensar que receberam o Espírito Santo, quando isto realmente não aconteceu. Deus quer que todos recebam a experiência real e não algo falsificado. 

            Notamos em primeiro lugar que "Todos ficaram cheios do Espírito Santo..." e que todos "... passaram a falar em outras línguas..." Não foi como alguns alegam uma experiência exclusiva para os doze apóstolos, pois tanto homens quanto mulheres receberam. Também o falar em outras línguas não foi para habilitá-los para ir pregar nas línguas de outras nações, pois a maioria dos 120 que receberam o Espírito Santo jamais foi para o estrangeiro para evangelizar. O falar em outras línguas foi estabelecido por Deus para ser o sinal "inicial" do recebimento deste dom de Deus. Sim, apenas um sinal inicial, pois uma vida cheia do Espírito Santo deve ao longo de tempo produzir outros frutos, tais como os mencionados em Gálatas 5:22-23. Veja também João 15:1-16. A vontade de Deus é que você uma vez cheio do Espírito Santo produza fruta. Nota cuidadosamente o seguinte: 1) A vontade de Deus é que produz fruto. (v. 2) 2) É limpo (podado) para que produza mais fruto. (v. 2) 3) Se permanecer na videira verdadeira (Jesus Cristo) a vontade de Deus é que produza muito fruto. (v. 8.) 4) No final a vontade de Deus é e o que acontece se permanecer na videira verdadeira é que seu fruto permaneça. (v. 16) 5) Uma alerta é dado aos que escolhem para não produzir fruto com o poder que recebem da videira verdadeira. Jesus disse que eles serão cortados, jogados fora e queimados. Quem recebe o Espírito Santo tem uma responsabilidade de produzir. O Espírito Santo não é dado apenas para fazer uma pessoa alegre e cheio de gozo, pois é o poder de Deus para efetuar na terra as obras que Deus quer que sejam feitas.

            Volto a repetir Atos 2:39: "Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar." O recebimento do Espírito Santo não é algo exclusivo para pessoas especialmente chamadas, mas, como Pedro disse acima é: para vocês os que o ouviram no momento, para os filhos deles, para os que ainda estão longe, seja longe de Deus, longe em distância ou longe em tempo (como nós), e ainda para todos quantos Deus chamar. É a vontade de Deus que ninguém pereça: João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." A vida eterna vem pelo Espírito Santo, pois este Espírito é eterno e dá vida eterna aqueles que se enchem Dele.

Philip D. Walmer