>
 

A Arma Efetiva de Oração 12

Número 12 - Intrepidez Diante de Deus

 

                "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." (Hebreus 4:16)

            Assistindo o estudo bíblico por nosso pastor ontem do versículo acima, Deus me levou para várias outras passagens de Sua Palavra que reforçaram a tremenda lição desta passagem. A Bíblia em inglês usa uma palavra no lugar de confiadamente que significaria: corajosamente, audaciosamente, impertinência e intrepidez. Com outras passagens bíblicas é possível entender a razão pela qual o escritor do Livro de Hebreus usou termos tão fortes e encorajadores para as pessoas que se aproximam a Deus com suas necessidades.

            Entenderemos que aproximar-se a Deus nos termos acima não significa jamais falta de respeito com o Todo-Poderoso Deus e nem O considerar menos de totalmente digno. No entanto, é possível chegar a Deus com confiança e intrepidez.

            Ao assistir o estudo, Deus me fez entender vários pontos interessantes e importantes em nosso relacionamento com Ele como segue:

            Jesus disse a Nicodemos que era necessário nascer de novo. Outros pontos nesta passagem de João capítulo três deixam claro que o homem que nasce apenas pela carne é carnal, não tendo possibilidade de ter um relacionamento pessoal com Deus. João 1:12-13 declara o seguinte: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." Para ter um relacionamento com Deus é necessário pelo Novo Nascimento (que vem pelo sangue, água e Espírito, isto é, pelo arrependimento, batismo nas águas e recebimento do Espírito Santo) se tornar verdadeiramente um filho de Deus, tendo nascido Dele e pela vontade Dele.

            Assim, tendo nascido de Deus, se torna verdadeiramente filho Dele. Por isso Jesus disse em Mateus 6:9 na oração dominical que quem ora pode dizer: "Pai nosso, que estás no céu..." Somente quem é verdadeiramente nascido de novo conforme os requisitos de Deus tem o direito de chamá-Lo de Pai. Da mesma forma que qualquer moleque que anda pela rua não pode chegar a qualquer homem e o chamar de pai por não ser gerado por ele, qualquer um que não passou pelo Novo Nascimento não pode chamar Deus de Pai e não tem o livre acesso a Ele. Para ter a confiança e ousadia de chegar diante de Deus é necessário saber, sem sombra de dúvida, que realmente nasceu Dele.

            O apóstolo João entendeu isto e várias vezes no Livro de I João e mencionou tendo nascido de Deus. Veja:

            "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." (3:9)

            "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." (4:7)

            " Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." 5:1)

            O segredo de ter um relacionamento íntimo com Deus, isto é, O conhecendo como Pai, e ter nascido Dele. Isto dá confiança e intrepidez de chegar diante Dele com louvores, adoração e submissão e ao mesmo tempo apresentar as necessidades nossas e de outras.

Philip D. Walmer