>
 

Conhecemos Deus de Verdade?

Conhecemos Deus de Verdade?

Número 1

Ouvindo o que as pessoas falam com respeito a Deus, e vendo suas expresões escritas, cheguei a conclusão que existe no mundo, como um todo, uma lacuna muito grande em relação ao conhecimento real de Deus e Seu ser. Com o auxílio do Espirito Santo, que tem movido fortemente no meu ser últimamente, quero brilhar um pouco mais luz nos corações dos que realmente querem Deus como parte integral de suas vidas atuais, vidas futuras e a tão almejada vida na eternidade.

A primeira premissa que é essencial para o conhecimento real de Deus é reconhecer a declaração de João 4:24 “Deus é espírito...” Perdoe-me a franqueza, mas os que chama Deus de pessoa estão totalmente erradas, e não têm, nem poderiam ter a concepção correta de Deus enquanto mentalmente visualizam Deus como sendo igual a um ser humano. De acordo com o dicionário uma pessoa é: “ser humano, homem ou mulher”. Por tanto aquelas pessoas (seres humanos) que referem a uma suposta trindade divina composta de três pessoas têm uma percepção de Deus errada e aquém do desejado, permitindo que sua fé seja posta em um ser semelhante aos criados seres humanos terrestres.

Deus, por ser espirito, é onipresente, onipotente e onisciente. Permite que eu define estes termos de acordo com o dicionário:

Onipresente define-se assim: Que está presente em todos os lugares, em todas as partes; ubíquo. Ubíquo define-se assim: Que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte.

Com respeito ao ser de Deus, reconhecemos que Ele não tem limites quanto a Sua habilidade de está presente no universo, na integralidade do espaço conhecido e desconhecido em tempo todo. Paulo declarou aos pagões incrédulos no Aerópago de Atenas: “... pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos...” (Atos 17:28) Em outras palavras Deus, O Espírito eterno e onipresente nos cerca, nos circunda onde quer que estejamos em tempo todo. O salmista Davi declarou algo muito profundo e sem o conhecimento que a ciência moderna tem em relação a terra e ao espaço: “Para onde me ausentarei do teu Espírito?Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.” (Salmos 139:7-12)

Para o crente, o cristão, estas palavras são de grande conforto, consolo e bom ânimo, pois suas obras são boas e seu coração está voltado para Deus e a justiça. Contudo, para o pecador, o malfeitor, estas palavras abalam seu coração de terror, sabendo que suas obras em nada agradam a Deus e que mais cedo ou mais tarde ele será levado diante de Deus para prestar contas de suas obras. Deus é o recompensador de obras boas e más. Nem o que faz obras boas ou más pode se esconder de Deus, por que são circundados por Ele vinte e quatro horas por dia. Veja esta passagem das Sagradas Escrituras: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, e para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (II Coríntios 5:10)

Há uma grande fé que vem aos coraçãos dos que se colocam diante de Deus para orar. Por exemplo: quando eu aproximo-me de Deus em atitude de oração, sei que estou Nele. Se eu orar por alguém milhares de quilômetros de distancia, sei que Deus já circunda a pessoa pela qual estou pleiteando. Deus não precisa viajar longas distâncias como um ser humano para realizar suas obras. Sendo que estamos em Deus nossa comunicação é mais rápida do que qualquer meio de comunicação conhecido aos homens, inclusive, o internet. Que este fato aumente cada vez mais sua fé e coragem para orar e pleitear em prol de pessoas necessitadas de salvação, cura divina ou outras necessidades.

Conclusão: 1) É incorreto referir-se a Deus como pessoa, pois o termo pessoa se refere aos seres humanos. 2) Não há lugar onde Deus não está presente em tempo todo. 3) Não é possível para alguêm se esconder de Deus. 4) Deus, por conhecer todos os homens e suas obras, há de recompensar justamente a cada um conforme suas obras.

Pastor Philip D. Walmer