>
 

Conhecemos Deus de Verdade - 2

Conhecemos Deus de Verdade?

Número 2

Confesso ficar muito perplexo diante das bases doutrinárias de alguns ditos cristãos, pois querem dividir a Deus em três componentes, ou como eles dizem, em três pessoas. No artigo anterior eu declarei categoricamente que referir-se a Deus como pessoa é errado, pois pessoa é um termo que descreve o ser humano finito (que tem fim, que é sujeito a morte e término de vida) e não um ser divino infinito (não finito, sem fim, termo ou limite, não sujeito a morte).

A nação escolhida por Deus, Israel, saiu do Egito liderado por Moisés, o líder também escolhido por Deus, para levar esta façanha a um término feliz. Várias milhões de pessoas, anteriormente escravos, estavam envolvidos nesta peregrinação para a terra prometida. Depois de cruzar o Mar Vermelho milagrosamente e a subsequente destruição total do exército egípcio e estar seguros dos seus inimigos ao pé da montanha chamada Sinai, Deus começou a instrução de um povo que por mais de quatrocentos anos foi sujeito aos costumes religiosos do egipícios que envolvia a adoração a uma multiplicidade de deuses criados pelos homens.

A primeira coisa que Deus estabeleceu entre seu povo escolhido era um fato que eles foram obrigados de lembrar sempre e ensinar sem cessar aos seus filhos. Veja este primeiro de todos os mandamentos de Deus para este povo que foi escolhido para mostrar e demonstrar Deus  ao mundo. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. (Deuteronômio 6:4) (Ver Marcos 12.29. É o único Senhor: Literalmente, Javé é único ou Javé é uno. O primeiro sentido destaca o fato de ele ser o único Deus de Israel e, portanto, requer do seu povo dedicação e amor exclusivos. O segundo sentido sublinha a unidade de Deus: ele não está interiormente dividido, mas é sempre um e o mesmo, tanto no seu ser como no seu agir. - Comentário tirado da Bíblia de Estudo Plenitude da Sociedade Bíblica do Brasil)

O princípio de todo o ensinamento e de todas as ordenanças a Israel foram estabelecidos com este primeiro mandamento como base. Portanto, toda a fé e doutrina cristã deve também partir desse princípio... Deus é um só. Não pode ser dividido. Não há dois, três ou uma multiplicidade deles para confundir os seres humanos. Assim, não há de ter conflito com respeito adoração, louvor ou lealdade.

O fato que Deus é um só, o único Senhor e eterno traz grandes benefícios aos seres humanos que se submetem a Ele no processo de salvação providenciado por Ele.

Para o malfeitor que reconhece a existência da onipresença de Deus, há o terror de saber que Ele é plenamente ciente de todos os seus atos, intenções e até pensamentos. Ainda que o homem pretende que não há um dia de julgamento, de prestação de contas a Deus, ele sabe no seu íntimo que o dia virá em que ele há de comparecer diante deste único Deus, santo, reto em Seu juízo e justo em medir castigo aos malfeitores. O atributo de onipresença faz com que não há lugar para se esconder dos olhos do Senhor. Não há trevas suficientemente espessas para esconder as más obras de Deus.

Enquanto o pecador treme ou pelo menos deve tremer diante da real ameaça de julgamento, há razão de sobra para o crente, isto é, o cristão fiel, alegrar-se, regozijar-se e animar-se diante do fato da onipresença de Deus. Suas obras por serem boas e conhecidas, esperam o dia em que serão recompensadas de acordo com as promessas de Deus. Da mesma forma em que obras más não escapam da atenção de Deus, as obras boas do servo fiel a Deus também não escapam do conhecimento de Deus e no devido tempo hão de ser justamente recompensadas. Este fato deve incentivar a todos para sempre praticar o bem e rejeitar o mal.

Outra realidade que deve levantar a fé de todos cujos vidas foram transformadas por Deus, é que Deus está sempre presente para ouvir seus louvores, sua adoração, suas expressões de agradecimento e etc., pois no meio de tais exercícios espirituais, que devem brotar espontaneamente do coração, Deus habita e abençoa com sua presença.

Quanto às nossas orações, é de grande valor nos lembrar que Deus é onipresente.
Elias reconheceu este fato ao contender com os 850 profetas de Baal. (I Reis 18) Ele zombou destes servos de Baal, servos de um deus falso. Ele deixou eles clamar ao seu deus por quase um dia inteiro. Disse-lhes para gritar mais, clamar mais, pois talvez seu deus tivesse viajado para longe e era necessário chamá-lo de volta para os responder e socorrer. Quando finalmente chegou a hora para Elias orar, ele fez apenas uma súplica pequena que ocupa nada mais de dois versículos bíblicos. (vv.36-37) Deus respondeu com grandes sinais, inclusive fogo que consumiu não somente o sacrifício, mas a lenha, as pedras, a terra e lambeu a água que estava no rego.

Quando temos uma necessidade, e estamos cumprindo nossos deveres como cristãos, o Senhor está presente instantaneamente para ouvir nossa súplica. O ouvido Dele está sempre atento à voz de seus filhos, como o ouvido de uma mãe está atento ao choro do seu recém nascido até no meio da noite quando ela está repousando.

Não é necessário estar em um determinado lugar para orar e ser ouvido. A igreja é um bom lugar para orar e apresentar sua adoração, louvor, agradecimento e súplicas ao Senhor, mas não é requerido. O crente fiel pode orar sentado na sua poltrona predileta, na frente do sofá ou cama. Pode orar de joelhos dobrados, porém não é um requerimento. Já orei muitas vezes por horas a fio dentro do meu automóvel e senti grandemente a presença do Senhor e chorava copiosamente por simplesmente saber que Ele estava comigo aos 100 quilômetros por hora. Havia vezes em que centenas de quilômetros passaram para traz, mas Deus estava sempre presente, pois Ele é onipresente.

Regozija-se com a realidade da onipresença de Deus. Uma vez nós nos encontramos em um grande perigo, pois o carro estava fora do meu controle. Linda, minha noiva na época, começou apenas chamar... Jesus, Jesus, Jesus. Ele estava presente. Houve alguns poucos danos ao carro, mas nós não sofremos dano algum. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Salmos 46:1) Gosto que este Salmo disse: “...bem presente...”. O Salmos continua dizendo: “Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. (vv. 2-3)

Regozije-se, pois o Senhor é onipresente. Ele é presente na sua casa, no seu carro, no local de seu emprego, no seu colégio, no local de compras e etc. Não importa a posição de seu corpo, de joelhos, de pé, sentado ou deitado, Ele lhe ouvirá desde o momento em que começa se comunicar com Ele. Não poucas vezes conversei com Deus enquanto operava uma máquina na fábrica, sendo obrigado enxugar as lágrimas de alegria que correram pelas faces. Como é absolutamente maravilhoso poder ter este relacionamento com Deus, que vem pelo conhecimento de Sua onipresença.

Não é necessário convidar Deus para se fazer presente em nossos cultos. Pela Sua onipresença e por habitar no íntimo de pessoas cheias do Espírito Santo presentes no culto, Ele já está presente. Basta para se entregar a Ele, e grandes coisas Ele fará nas vidas de Seus filhos.

Pastor Philip D. Walmer