>
 

Encorajamento

            "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." (Provérbios 25:11)

            Vivemos num mundo muito negativo. O negativismo está em volta de nós diariamente e não há como escapar do efeito dele. Todos sofrem os efeitos desta praga, desde as crianças às pessoas mais idosas. Muitas crianças são criadas em lares onde uma palavra encorajadora nunca é proferida. Parece que há pessoas que têm uma aversão de falar uma coisa positiva. Para elas tudo é sempre sombrio, desgostoso e sem qualquer motivo para agradecer alguém com palavras encorajadoras.

            Crianças seguidamente são criadas a base de gritos e xingos, aprendendo que é assim que  trata outros. Elas lutam durante a criancice para agradar e nunca conseguem, e continuem a jornada da vida sempre procurando uma palavra encorajadora. Chega à juventude e começam arranjar amizades com qualquer um na rua que os tratam bem e com, pelo menos, um pouco de respeito. Mas, esta procura por aceitação, bom ânimo e encorajamento de alguém, frequentemente cega os olhos e a mente, e sem querer estão envolvidos num relacionamento que tem poucas chances de sucesso.

            A correção que é frequentemente necessária na criação de filhos tem que ser temperado com muito amor não fingido, acoplado com amplas doses de palavras que encorajam. Palavras de encorajamento são o alimento da alma, do ego, da auto-aceitação e cooperam em muito para estimulá-los para exceder e superar os limites. De modo geral, pessoas sucedidas foram criadas à base do estímulo por palavras doces de encorajamento. Palavras encorajadoras dos pais sempre têm o mais peso, seguidas das do pastor, professores de colégio, entre outros líderes. Empregadores, seus subchefes e outros devem aprender o valor destas palavras. Sim, a correção é necessária em várias situações, mas se é só isto que eles ouvem, em tom de xingos, a produtividade nunca alcançará os níveis desejados, pois não há motivo e incentivo. Segue uma lista de frases curtas de entre as quais qualquer pessoa pode achar palavras para encorajar qualquer pessoa em qualquer posição ou estágio de vida:

            Você acertou! Você está no caminho certo agora! Você está certo! Tudo bem! Você tem razão! Você fez em tempo bom! Agora, acertou! Você fez sozinho? Muito bem! Fantástico! Você é fantástico! Como você fez isto? Agora é melhor! É bem melhor assim! Excelente! Isso é seu melhor até agora! Continua assim! Isto é muito bom! Bom trabalho! Belo trabalho! Muito melhor! Super! Exato! Você fez como fosse fácil! Você pode fazer, sim! Você é muito capaz! Você está fazendo melhor cada vez! Maravilhoso! Você é o melhor, sem dúvida! Ninguém faz como você! Você faz melhor cada dia! Todos os dias você melhora! Sabia que você era capaz! Parabéns...  Nada vai lhe impedir ir para frente! Você me faz orgulhoso! Você fez muito bem! Você aprende rápido!Você é um campeão! Continue assim! Isto é! Perfeito! Você é a estrela de nosso lar! Agora você está voando! Nota dez! Acertou no alvo! Você é quente! Você é espetacular! Eu amo você! Você é vencedor! Grande descoberto! Dinamite! Fenomenal! Excepcional! Confio em você! Você é especial! Você é meu amigo! Você fez meu dia! Eu ti amo!

            Começa hoje usar estas palavras no ambiente onde você é o líder e em breve verá uma grande diferente das pessoas em sua volta.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se quiser deixar pegadas na areia do tempo para seus filhos, usa botas de trabalho."