>
 

Procedimento Correto

Lição I

 

            "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7)

            Frequentemente o relacionamento com Deus sofre pela falta de entendimento dos princípios claramente estabelecidos na Palavra de Deus, resultando em erros que causam desgastes no mesmo. Seguidamente pessoas crentes sofrem de ciúmes de outros irmãos, pois parece que suas orações sofrem esquecimento da parte de Deus, enquanto as de outros são prontamente respondidas. Considera as seguintes instruções da Palavra de Deus:

◊  "Não andeis ansiosos de coisa alguma..." Não é fácil diante de determinadas circunstâncias deixar de se preocupar, no entanto é o que Deus deseja para você. A ansiedade pode ser abatida com a plena confiança em Deus, que é resultado de estar sempre em comunicação com Ele via à oração. Se o cristão verdadeiro andar sempre ansioso, isto se torna ofensa a Deus que prometeu lhe cuidar.

◊  Deus nos convidou para lançar sobre Ele aquilo que não temos condições carregar sozinhos. Veja: "... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (II Pedro 5:7) Que maravilha! Ele realmente quer repartir com você o peso de tudo da vida que está lhe sobrecarregando.

◊  De acordo com o texto, você tem o direito de fazer suas petições conhecidas. Ainda esclarece que devem ser feitos a Deus. Em outras palavras não deve andar por aí sempre reclamando e queixando. È Deus que precisa ouvir acerca das suas necessidades, pois é só Ele quem tem as condições de suprir suas necessidades: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19)

◊  Suas petições devem ser feito com oração. Um dos erros cometido com frequência é que pessoas querem lançar sobre outros a responsabilidade dos seus problemas. Parece não confiar nas suas próprias orações ou são crentes preguiçosos. Um membro de igreja sempre pedia oração em favor de si mesmo. Finalmente alguém o instruiu de orar por si mesmo. Prontamente recebeu o que necessitava. É o exemplo que a Bíblia nos dá. É difícil que Deus resolve seus problemas sem que você os apresente a Ele em oração.

◊  Ainda tem o tema de súplica, que o dicionário define como pedido insistente, humilde e frequentemente desesperado. Muitas pessoas não oram desta maneira. Deus raramente as atende por falta da insistência, intensidade no pedir e tom de desespero. Eu me lembro de uma senhora que frequentava a igreja. Seu esposo estava pronto para destruir seu lar por se envolver num caso extraconjugal. No entanto, nos cultos de oração ela não permaneceu mais de uns cinco minutos no altar. O resultado é uma família fragmentada e desviada de Deus. O procedimento correto não foi seguido e desastre desabou naquele lar.

Philip D. Walmer

 Pensamento do Dia: "Aquele que não pode orar quando o sol está brilhando, não saberá como orar quando vierem as dúvidas." - Anônimo -