>
 

Procedimento Correto

Lição II

 

            "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)

            O procedimento correto ainda contém outro ingrediente necessário. Isto é as ações de graças. Não é possível entender por que pessoas não acham necessário agradecer a Deus. Paulo declara em II Timóteo 3:2 que um dos sinais dos últimos dias seria, entre muitas outras coisas, a ingratidão dos homens. Claramente, porém, estamos nos últimos dias. Deus é soberano e não tem obrigação fazer tudo que você pede, no entanto ser agradecido a Deus pode O comover de agir em seu favor. Deus estabeleceu festas entre seu povo judaico, especialmente designadas para ações de graça. Oferecer palavras de agradecimento deve ser parte integral de nossa vida devota a Deus. Uma leitura cuidadosa do livro de Salmos mostra amplamente o coração agradecido de Davi, entre outros. É de ponderar por que Davi foi chamado homem segundo o coração de Deus?

            Quando procede corretamente, os resultados são maravilhosos, e serão do agrado de qualquer um. Em primeiro lugar uma paz além do que se acha normalmente no mundo tomará conta do coração. A Bíblia diz que excederá o que é possível entender. Não será uma paz onde há ausência de problemas, mas uma paz ainda no meio de transtornos e dificuldades tremendos. É bom lembrar que Paulo escreveu estas palavras de Roma, e provavelmente estava encarcerado. Sendo que foi possível para ele escrever de tais circunstâncias acerca de paz, certamente é possível para você encontrar paz nas suas circunstâncias.

            Também é prometido que os corações serão guardados. Sim, seu coração, de que procede todo o mal. É encorajador saber que se proceder corretamente com suas ansiedades e preocupações que seu coração pode ser guardado pelo poder infinito de Deus. Seu coração pode ser transformado em um lugar de paz e tranquilidade apesar do ambiente em volta.

            Não somente o coração será protegido, mas sua mente também. A mente sofre ataques constantes, do mundo, do diabo e da sua própria carne. É na mente onde as coisas contrárias a vontade de Deus são concebidas. Mas, quando você procede corretamente em relação às tentações, maldades e pecados que procuram lhe atormentar e desviar dos caminhos do Senhor; levando tudo a Deus com oração e súplicas (veja lição I), você pode alcançar uma proteção divina que não pode ser derrubada.

            Há muitos hoje que sofrem desnecessariamente por não aproveitar o que Deus colocou à disposição de todos que O seguem. Eles se tornam dependentes de psicólogos, psiquiatras, médicos e remédios que não resolvem o problema real, em vez de se tornarem dependentes de Deus. Depender de Deus, confiar Nele, ainda que seja por muito tempo não produz efeito colateral nenhum. Não precisará nada a não ser Ele, que supre toda a sua necessidade.

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: Ajoelhar-se com frequência diante de Deus lhe dará condições para ficar de pé diante de qualquer um.