>
 

Pregar A Palavra

(Parte I)

            "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4:2)

            Quando o apóstolo Paulo escreveu as palavras de nosso texto, zelava tanto para seu filho na fé, Timóteo, como para a igreja do primeiro século. Apesar de receber de certa forma revelações de coisas do porvir, é óbvio que ele não podia ter amplo conhecimento da realidade dos nossos dias. Considerando algumas passagens das suas cartas às várias igrejas locais, torna-se aparente que esperava a volta do Senhor em breve. Ainda que a visão não alcançasse nossos dias, a mensagem dela alcança. Suas palavras bradam um protesto contra o que acontece no meio do dito cristianismo em volta do mundo vinte séculos depois.

            Iniciando este capítulo Paulo conjura (colocar sob juramento) Timóteo perante Deus, o reto juiz de vivos e mortos que se manifestará num reino justo e eterno, para pregar a Palavra. Com o uso do termo palavra, Paulo se refere à Palavra de Deus. Digno de atenção é o fato que Paulo empregou o uso do artigo definido - a, e não usou o artigo indefinido - uma. Em outras palavras a pregação não pode consistir de qualquer interpretação particular da Bíblia. "... sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:20-21) No entanto o mundo sofre nas mãos de homens que procuram interpretar a Bíblia a modo deles, isto é, de uma forma que encaixa no seu estilo de vida. Parece que eles não entendem que a Palavra não lhes pertence e que não têm a liberdade de mudá-la para conformar com suas idéias e frequentes desejos carnais.

            O apóstolo João, movido pelo Espírito e instruído pelo anjo do Senhor, finalizou suas escritas do livro da Revelação de Jesus Cristo com esta fortíssima advertência: "... Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Apocalipse 22:18-19)

            A Palavra de Deus é Verdade, e não uma verdade como alguns gostariam de nos fazer acreditar. Crer que a Palavra de Deus é apenas uma verdade deixa espaço para qualquer um enfiar junto idéias, ensinamentos e doutrinas próprias. Conforme lemos acima do livro de Apocalipse, Deus não permitirá que Sua Palavra seja modificada desta forma. A Palavra não pode ser mudada para conformar com cada geração nova que surja. A Palavra de Deus é Verdade, mas caso for mudada de qualquer forma, deixa de ser Verdade, e torna-se apenas uma palavra simples qualquer. Somos encarregados para zelar pela Palavra e garantir que Ela chegue à próxima geração inalterada e poderosa para ainda produzir salvação nos perdidos no pecado.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Não importa a nossa aparência e sim como agimos. Não o que nós temos. Mas o que nós somos. Isto sim é a verdade."