>
 

Pregar A Palavra

(Parte II)

 

            "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4:2)

            Paulo foi muito além de simplesmente conjurar Timóteo para pregar a Palavra. Ele empregou o uso do verbo instar que significa de insistir, urgir, pedir com instância, ou com insistência. Mais do que na era apostólica há uma urgência nos trabalhos da Igreja. Mais do que nunca os sinais da volta do Senhor estão em evidência. A palavra profética de Jesus e os apóstolos acerca das coisas porvir antes da volta do Senhor estão se cumprindo diante dos olhos diariamente. Não há mais dúvida que o Senhor poderia voltar a qualquer momento. No entanto, pessoas, e não é só as do mundo, mas também as que mostram certa afinidade com a igreja que continuam a viver de qualquer maneira em vez de se purificarem e prepararem para este evento tão ansiosamente esperado por vinte séculos. (Veja I João 3:2-3)

            Paulo, prevendo estes dias disse que seria necessário instar, isto é, insistir na pregação da Palavra. Querido leitor, chegou a hora para insistir com seus filhos que eles se preparem para a vinda do Senhor, e que venham ou retornem a Igreja. Um relatório recentemente publicado relatou o retorno a Deus de pessoas que andaram 20, 30 e até 40 anos longe de Deus. Foi a resposta de anos de oração e insistência, mas é um sinal de que Deus está movendo mais uma vez nestas vidas, dando oportunidade mais uma vez para que estas pessoas sejam salvas.

            Não é hora de estar descansando, mas hora de redobrar os esforços para resgatar o perdido das garras do mundo e diabo. Quanto tempo Abraão ficou diante do Senhor barganhando pelas vidas do seu sobrinho e família, não sabemos. Mas seu trabalho teve um efeito tão grande que Ló e seus familiares foram arrastados das cidades destinadas à destruição. Você precisa insistir com Deus, e não deixar de insistir com seus amados, os declarando a verdade com insistência se é que quer seus entes queridos e os desviados salvos.

            Há uma tendência da parte de muitos de simplesmente deixar a vida rolar de qualquer forma. Vejo pais que não se preocupam com filhos sem Deus nas suas vidas. Não é incomum ver outros que não ligam com irmãos, irmãs, pais e outros sem Deus. O que é que pensam? Que Deus salvará a todos apesar da vida que levaram? Por que não convidam, oram e insistam? Que mal fará? Tem medo de ofender? Ofenda e insista em pregar a palavra de salvação para eles e se livrar do sangue deles! Se não fizer isto, você será ofendido diante de Deus quando ele cobra sua falta de ação em prol dos perdidos.

            Veja as instruções para o povo de Israel: "... tu inculcarás [gravar ou imprimir algo no espírito de alguém] a teus filhos..." (Deuteronômio 6:7) Começa hoje insistir se é que ama o perdido.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Não tenhas medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado." (Provérbio Chinês)