>
 

Pregar A Palavra

(Parte III)

 

            "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4:2)

            Em devocionais anteriores foram tratadas as duas primeiras partes deste texto. Agora é hora de considerar a terceira parte: "... quer seja oportuno, quer não..." A verdade é que em muitos lugares hoje é muito impopular falar de Deus, da Sua Palavra e outros temas que poderiam deixar pessoas um tanto desconfortável. De fato, falar deste assunto para alguns é para se tornar malquisto na hora. E, se é alguma coisa que muitos não querem é serem malquistos pelos colegas de colégio e faculdade, vizinhos, companheiros de trabalho e etc. Pessoas evitam a qualquer custo ficar em tal situação. E, por isso que muitos, sim muitos, preferem esconder sua fé e condição de cristão. Quantos perdem a oportunidade de ganhar pessoas atormentadas com os males deste mundo para Deus por se preocuparem mais com sua fama do que com a alma do perdido.

            Paulo é categórico em dizer que haverá vezes em que pregar ou testemunhar será oportuno, isto é, conveniente, mas haverá vezes quando não é. Todavia ele não dá razão para não cumprir o dever simplesmente porque não é conveniente. Ele transmite que o dever é de insistir se é ou não é conveniente. Será que deixamos uma pessoa morrer afogada simplesmente por que não era conveniente naquele momento salvá-la? Você provavelmente entraria na água com sua melhor roupa mediante o desastre iminente. Mas deixaríamos uma alma se perder por que não era conveniente (oportuno) pregar-lhe o evangelho? Que absurdo!

            Não era oportuno para José testemunhar com seu viver quando recusou o convite da esposa do seu patrão para um ato pecaminoso. Foi encarcerado!

            Não era oportuno para Daniel testemunhar sua fé por recusar comer o alimento do rei. Deus, no entanto, agiu e deu livramento, mas Daniel não sabia antemão o que seria o resultado.

            Não era oportuno para Daniel testemunhar sua fé por recusar orar ao rei em vez de dirigir sua oração a Deus como ele fazia por praxe três vezes ao dia. Acabou sendo detido e jogado cruelmente na cova dos leões.

            Não era oportuno para os apóstolos continuarem pregando quando foram ameaçados e ordenados para não pregar mais em nome de Jesus Cristo. Mas fizeram! Um foi decapitado, muitos jogados nas prisões, João foi exilado na ilha de Patmos, um crucificado e Paulo decapitado também; e assim vai a história dos heróis da fé.

            A verdade é que nunca será conveniente fazer a vontade e Deus e cumprir a missão Dele. Será sempre incômodo, inconveniente, às vezes doloroso e até prejudicial aqui na terra. Mas, é só esta vida que você vê? Ou, será que com os olhos da fé consegue ver além desta vida terrestre e enxergar a vida porvir? Você vive só pelo conforto presente, ou vive para o galardão que os fiéis receberão da mão do Senhor naquele dia tão esperado. Pregue a Palavra!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Os homens podem desdenhar nossos apelos, rejeitar nossa mensagem, opor nossos argumentos, desprezar nossas pessoas, mas tornam-se impotentes contra nossas orações."  Sidlow Baxter