>
 

Pregar A Palavra

(Parte IV)

 

            "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4:2)

            Neste quarto devocional de nosso texto, será tratada uma parte que transmite uma mensagem tremenda; isto é, instruções para pais e líderes religiosos. Paulo fala em corrigir, repreender e exortar. Antes de ficar muito entusiasmado com o tema, dê muita atenção a este devocional bem como o quinto e sexto que sairão em seguido.

            As palavras deste versículo vão além do ensinar como a simples apresentação de verdades bíblicas. Para entender bem, precisamos definir estas palavras. Corrigir quer dizer: dá a forma correta, aplicar pena e castigar. Repreender é definido com admoestar energicamente, advertir e censurar. Exortar define-se: estimular e induzir. Estas palavras são fortes e transmitem algo que muitos na sociedade de hoje não querem fazer; principalmente com os filhos.

            No entanto, é necessário entender que filhos não sabem se criar sozinhos. Eles precisam de instruções, e não infrequentemente, repreensão. Muitos dos problemas na sociedade são resultados de pais que não deram a direção tão essencial para seus filhos. Por alguma razão estes pais acharam que era mais fácil deixar os filhos determinar por conta própria o que mais bem os serviria na vida. Resultado? Alcoólatras, drogados, criminosos de todos os tipos e pessoas moralmente devassas.  Não são uma honra para seus pais e outros parentes, nem mesmo para a sociedade. Faltam prisões para acomodar todos que cometem sérios delitos. É coisa terrível ver seres humanos enjaulados como animais selvagens. E, estes geram mais filhos que se tornarão o mesmo tipo de pessoa ou pior. Tudo por causa da falta de correção, repreensão e exortação no ambiente da família.

             Lamentável é ver acontecer a mesma coisa no ambiente da igreja. O mais importante para alguns líderes é o número de adeptos, a renda da igreja e a renda pessoal. Não são poucos os que em quase todas as denominações que pregam uma coisa que não praticam. Escândalo após escândalo cai sobre as instituições religiosas ao ponto da igreja e a Bíblia se tornarem chacota, e fazer com que as pessoas acreditem menos e menos na igreja e os ensinamentos da Palavra de Deus.  

Com a falta de ensinamento bíblico, isto é a transmissão de verdade por pessoas sem medo de se posicionarem estrategicamente ao lado da Bíblia; o que se vê são pessoas que procuram adaptar o Evangelho à amoralidade da sociedade atual. O problema com isto é que o julgamento de Deus não depende da moralidade do momento, mas às leis por Ele estabelecidas, e irrefutáveis. Nenhuma lei humana entrará no jogo no dia do juízo.

Ainda que seja inconveniente, os líderes de famílias e igrejas têm a obrigação cumprir seu dever. Famílias precisam de orientação piedosa. Igrejas e seus membros precisam a orientação espiritual verdadeira e bíblica. Que Deus nos dê homens e mulheres com coragem para cumprir e viver seu dever no temor de Deus.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se você não pode ser uma estrela no céu, seja pelo menos uma vela no seu cantinho."