>
 

Pregar A Palavra

(Parte V)

            "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4:2)

            Os verdadeiros cristãos estão caminhando temerosos daquilo que acontecerá com a igreja se as tendências em evidência continuam. Salomão, homem sábio de quase três milênios atrás disse: "O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol." (Eclesiastes 1:9) Certamente ele repetiria as mesmas palavras hoje, pois se tornou óbvio que a história se repete geração após geração.

            Mais uma vez se vê uma grande era de apostasia recaindo sobre a igreja. A igreja, vendo o cumprimento das coisas que acontecerão antes do retorno do Senhor Jesus para receber Sua Igreja, em vez de caminhar em direção a um grande avivamento, está se assemelhando cada vez mais com o mundo, do qual foi chamada para abandonar para servir a Deus em separação e pureza.

            Em devocionais anteriores foi abordado o assunto da falta de coragem da parte de pais e líderes eclesiásticos para declarar a verdade não-adulterada da Palavra de Deus. Parece que a fama e aceitação pelas massas valem mais do que a verdade da Palavra. É necessário apontar para a verdade mais uma vez, e isto é que fama e aceitação do mundo não salvam, nem a quem aceita e prega, nem os ouvintes. E, parece que há uma bem montada campanha da parte do mundo para fechar a boca de qualquer um que tem a coragem de declarar a verdade, e os líderes religiosos que prezam mais suas posições eclesiásticas e a política que a Palavra de Deus, andam de mãos dadas com as forças de anti-Cristo disfarçadas como tolerância social.

Veja a situação de Israel no final da era dos juízes: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto." (Juízes 17:6) A situação continuou a se agravar até o final da era quando havia pecados terríveis entre o povo de Deus, e mais uma vez estas palavras são repetidas em Juízes 21:25. Homens, e até homens religiosos, estão tentando mudar a lei de Deus, promovendo a aceitação de estilos de vida que a Palavra de Deus claramente condena. Púlpitos de igrejas estão sendo preenchidos por pessoas que jamais serão aceitos por Deus, e por causa de leis contra os bons costumes estabelecidos por Deus, pessoas do bem, pessoas com vontade de servir a Deus em pureza e santidade tem medo de levantar a voz.

A mensagem à igreja de Laodicéia foi forte e clara, pois havia confiada na sua posição, riqueza e abastança. Achou que não lhes faltava nada. No entanto, Deus os chamou de infeliz, miserável, pobre, cego, e nu. É interessante, sim, até amedrontador entender que Deus vê de forma diferente que o homem. Com Deus é tudo preto ou branco, salvo ou não salvo, correto ou errado. Precisamos ser corajosos: corrigir, repreender e exortar para fugir da ira de Deus vindouro.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Planeja com antecedência - Não estava chovendo quando Noé começou a edificação da arca.