>
 

Pregar A Palavra

(Parte VI)

            "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4:2)

            Em dois devocionais anteriores foi abordado o assunto dos deveres de pais e ministros da Palavra de Deus para corrigir, repreender e exortar. Estes deveres não podem ser negados, no entanto estão sendo ignorados com ou sem intenção, todavia um ou outro deixa o descumpridor comprometido com Deus e sua Palavra.

            Apesar da Palavra de Deus cobrar estes deveres, salienta bem a maneira que podem ser executados. É sempre necessário que o leitor da Palavra de Deus preste atenção, não somente às partes que mais gosta, mas a todas as instruções. Aqui o leitor encontra que os deveres mencionados devem ser executados com "toda a longanimidade e doutrina." Seguindo estas instruções, elimina a idéia de executar o trabalho exigido com ira, aborrecimento e outros comportamentos que tendem constranger e embaraçar.

            Em primeiro lugar Paulo diz que este trabalho tão necessário deve ser feito com "toda longanimidade." Longanimidade é qualidade definida como: virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem. É com esta mentalidade que se aplica as três ações que devem fazer parte de sua vida como pais ou líderes eclesiásticos.

             Longanimidade faz parte do fruto do Espírito mencionado em Gálatas 5:22-23. A plenitude do Espírito na vida há de produzir esta qualidade que auxiliará no corrigir, repreender e exortar. Em I Coríntios 13:7, Paulo, sob a direção do Espírito Santo declara acerca do amor: "... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta..." Com este posicionamento não é para concluir que os líderes devem "aceitar" tudo; mas, fazer o trabalho determinado, com longanimidade, esperando com paciência a mudança que deve ocorrer na vida da pessoa que anda em desacordo com a Palavra de Deus.

            O outro fator, frequentemente esquecido, é a doutrina. Parece que em muitos lugares há uma aversão à doutrina. È de admirar que pessoas aceitem facilmente os absolutos que existem na matemática, química, astronomia, física, biologia e todas as demais ciências, todavia recusam aceitar isto na área de religião, ou melhor, dizer, salvação. A Palavra de Deus declara tão claramente que há apenas um caminho que leva à salvação. Jesus declara que Ele é a porta, o caminho, o aprisco, o pão da vida, a água da vida, e tudo mais que o homem necessita para ser salvo. Ele deu Sua vida como sacrifício para salvar todos. Ele derramou seu sangue para poder  lavar todos de todo o pecado. Através dos séculos e até milênios vários líderes religiosos surgiram, mas nenhum deles podia dizer o que Jesus disse, pois não eram nada daquilo que Jesus provou de ser. Sim, a doutrina da Palavra de Deus aplica certas restrições à vida, mas é tudo para o bem da pessoa. Não deve nunca esquecer que Jesus quer lhe redimir e salvar. Ele é o único que pode efetuar esta obra em você. Confie Nele!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: É nobre treinar a criança no caminho em que deve andar. Melhor ainda é, para você andar naquele cami­nho.