>
 

Alicerces Fracos

            Atentemos, por um momento para o notável valor artístico, que caracteriza mundialmente, a Torre de Pisa, na Itália. Consideremos o insólito milagre de estática, graças ao qual a torre, há séculos, se mantém em pé, apesar da sua surpreendente inclinação iniciada por Bonanno Pisano no ano de 1173 d.C., ao atingir os onze metros de elevação, a sua construção foi interrompida, devido ao imprevisível desmoronamento do terreno, o que a fez inclinar perigosamente. Depois de sucessivas tentativas para equilibrar seu peso, a obra foi concluída quase 200 anos depois, em 1350.

            É a famosa torre permanece até hoje, como um monumento notável à tolice de se construir qualquer prédio sobre um alicerce fraco. É um milagre que ela ainda não tenha ruído, pois desafia constantemente a lei da gravidade.

            Da mesma forma, existem milhões de vidas e empresas humanas; organizações políticas e religiosas, que foram construídas sobre alicerces fracos! Constroem-se, às vezes, projetos belíssimos, sem evidência alguma da fraqueza fundamental da sua estrutura. A terrível queda do novo centro de exposições, no Bairro Gameleira, de Belo Horizonte, há alguns anos, é outro perfeito exemplo de alicerce e estrutura inadequados. Podemos explicar essa fraqueza como a incompetência dos homens ao elaborar as nossas vidas e obras, cuidadosamente, em Deus e seu Filho, Jesus, o único Alicerce eterno. Diz a Bíblia, em Salmo 127:1-2.

            "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem."

            Se o Senhor não construir a nação, a igreja, ou qualquer outra entidade, esta será condenada ao fracasso. Isso inclui os grandes poderes atuais - a Rússia, a China, os Estados Unidos, e todos os outros que estão construindo em bases ateístas ou materialistas. Inclui também as muitíssimas entidades comerciais e industriais, que também funcionam em bases apenas econômicas, sem consideração alguma sobre a honestidade, o cumprimento das suas promessas, o meio ambiente, a injustiça... E acima de tudo, inclui movimentos religiosos, que se baseiam apenas em profetas meramente humanos, em credos e doutrinas divulgados pelos homens.

            Se nossas vidas não forem totalmente baseadas em Jesus Cristo, todas as nossas tentativas se tornarão, eventualmente, iguais à Torre de Pisa, bonitas, mas sem fundamento algum... monumentos, podemos dizer à nossa tolice.

            Afinal de contas, a vida tem que ser construída em Jesus, pois a Bíblia nos mostra ser Ele a única base adequada para a humanidade, segundo estas notáveis passagens bíblicas.

            "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo " (I Coríntios 3:11).

            "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:11-12).

Pr. Philip Walmer

Pensamento do Dia: "O caminho para o sucesso está em construção."