>
 

Salmos 133

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

            Conta-se a estória de dois  homens que, trabalhavam no mesmo local, moravam próximos um do outro, tratavam-se com indiferença e ironia. Após o término diário  do trabalho, tinham que percorrer o mesmo  trajeto de volta para casa, no mesmo horário. Não havia nada grave entre os dois; também não havia um bom relacionamento. Distanciavam-se. Não se ajudavam.

            Certo dia, um deles resolveu apressar-se, e sem que o outro percebesse, entrou por um local fora do caminho habitual. Um atalho, por entre os matos e campos. Fez isso com a idéia de arranjar um caminho diferente, só para si: o outro, por coincidência, teve a mesma idéia. Como já era noite, não podiam perceber, exatamente, o que estava adiante dos seus passos. A certa altura da caminhada o primeiro caiu num buraco de aproximadamente 3 metros de diâmetro, por 3 de profundidade o outro que vinha sem saber, pelo mesmo lugar, também caiu no buraco. E o que aconteceu as duas pessoas que se distanciavam tanto, agora estavam ali tão próximos um do outro. O momento não era para divergências. Examinaram o local e viram que não poderiam sair dali cada um por si. Contavam somente um com seus corpos. Por mais que pulassem, não conseguiriam saltar para fora ou agarrarem-se a beirada do buraco. A distancia era pequena, mas um precisava do outro para sair. Tinha chegado o momento mais importante na vida dos dois, o momento em que entenderam a importância e a necessidade da união. Diante disso um deles falou: - Olha, precisamos sair. Que tal auxiliarmos um ao outro. Você sobe nos meus ombros e sai. Depois me puxa para fora. E assim, puderam superar aquela pequena distância.

            Como vimos, houve necessidade de apoio mútuo.

            Nos últimos tempos o egoísmo, indiferença, arrogância tem tomado conta das pessoas, que lutam sozinhas e acabam sem conseguir o necessário. Ficam frustrados. E o que é pior, há também cristão sendo levados por esse sentimentos. A Palavra de Deus diz: "Suportai-vos uns aos outros..." Colossenses 3:13.

            Não é o momento para divergências. Precisamos nos unir cada vez mais. Temos, que, com humildade, superar as distâncias, que embora tão pequenas, não nos deixam prosseguir sem que haja auxílio de outrem. De outra forma ficaremos todos dentro do buraco. Agindo com verdadeira solidariedade cristã, poderemos fazer algo mais que ler Salmos 133. Poderemos, de fato, ser Bíblias de carne e osso:

                        .... "Viver Unidos os Irmãos!"

Do Auxílio

Se cada pessoa desse aos que carecem, aquilo que tem sobrando, não haveria no mundo, ninguém necessitado.

Da Alegria

Se não podes fazer alguém sorrir, pelo menos não lhe faça chorar.

Alegrai-vos sempre no Senhor...!

Do Alvo Alcançado

Os que diziam não dá para fazer foram vencidos por aqueles que fizeram, trabalharam.

            "O Nosso trabalho em Cristo não é vão"

Modo de Vida

"...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." Filipenses 4:11