>
 

Cresceu?

            Quando estava crescendo na casa dos meus pais, fui acompanhado por uma irmã e três irmãos. Há aproximadamente treze anos entre eu e o mais novo. Creio que nossa família foi como qualquer outra, com os desafios, brigazinhas, desentendimentos e etc. Uma coisa muito importante foi que meu pai era cristão devoto, que acreditava piamente no poder da Palavra de Deus. Cada noite antes de dormir, ele chamava a família para si reunir para ouvir a leitura da Palavra. À medida que crescemos, frequentamos a escola e aprendemos ler, uma Bíblia foi nos dado e participamos também na leitura da Palavra. Meu pai era rígido, não deixando nunca que lêssemos incorretamente qualquer palavra, e não foi permitido ignorar vírgulas, pontos e outras formas de pontuação. Tudo isto cooperou para meu crescimento espiritual, e as lições aprendidas naqueles momentos no círculo devocional da família me servem bem até o dia de hoje. Sou grato aos meus pais por insistir neste exercício espiritual. Sim, insistiram, pois confesso que nem sempre foi de nosso agrado encerrar brincadeiras e outras atividades para ler a Palavra de Deus.

            Aos sábados era diferente, pois a noite de sábado foi expressamente dedicado aos preparos para as atividades de domingo. Portanto, o devocional de sábado era realizado depois de terminar o café de manhã. Mais uma vez, meu pai insistiu nesta atividade, pois sabia que era para nosso bem espiritual.

            A mãe será sempre lembrada pelas boas refeições que preparava para sua família energética e em fase de crescimento físico. A comida não foi somente boa, mas abundante. Ela afirmava que todos nós tínhamos pernas ocas para poder mandar tanta comida para baixo. Não sei como, mas apesar de sermos pobres, jamais havia falta de algo bom e nutritivo para comer.

            Creio que você está começando entender para onde este devocional está indo. Sim, a mãe se preocupava muito no bem estar físico dos seus filhos, enquanto o pai preocupava-se muito com nossa saúde espiritual.  A mãe gostava de medir nosso progresso físico, isto é, nosso crescimento. Em um dos marcos de porta havia marcação em lápis que indicava a altura dos seus cinco filhos. De vez enquanto ela nos chamava para uma nova medição, e era sempre motivo de orgulho para nós ver o progresso de crescimento.

            Apesar de ser mais difícil determinar, o crescimento espiritual é de suma importância. É triste de ver, mas a verdade é que existem muitos anões espirituais. As razões para este fenômeno são muitas, mas basicamente é devida à falta de boa alimentação espiritual. Veja: "... desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação..." (I Pedro 2:2) "O menino crescia e se fortalecia em espírito." (Lucas 1:80) "Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele." (Lucas 2:40) Estes versículos falam de João Batista e do menino Jesus. O que pode ser falado a seu respeito? Cresceu desde que começou esta vida espiritual? Ou continua necessitando de leite? (I Coríntios 3:2)

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: Qualquer pai ou mãe se preocupa quando seus filhos não crescem na medida normal. Será que nosso Pai celestial não se preocupa quando seus filhos não crescem espiritualmente? - Philip D. Walmer -