>
 

Cresceu?

Número II

            Até a sexta série do ensino básico eu era fisicamente menor do que meus colegas. O resultado disto foi que sofri o "bullying" que hoje é tão falado na mídia como prática comum nos colégios. Eu era alvo dos rapazes que queriam provar sua força e superioridade.

            A partir da sexta série, comecei crescer de verdade, ganhando mais altura e peso, e assim foi até completar a oitava série. Nestas alturas, já igualava em corpo e força a maioria dos colegas, mas ainda sofri o "bullying", pois ainda não entendi que possuía condições de me defender habilmente. Assim continuava ao entrar no ensino médio.

            Continuei a crescer até alcançar uma altura de 1.80 metros e pesava em torno de 80 - 85 quilos em um corpo sarado. Eu me tornei até candidato para jogar futebol americano. Finalmente no segundo ano dos quatro cansei de apanhar e comecei revidar às investidas. Não só revidei, mas fiz com que meus constantes algozes apanhavam de mim. Não precisava ganhar mais do que umas três ou quatro vezes quando todos me deixavam em paz. Nunca me tornei agressor e ninguém sofreu "bullying" de mim.

            O triste é que muitos crentes sofrem constantes ataques de pessoas de seitas e religiões falsas, e sofrem mesmo destas investidas designadas para tirá-los da verdade. Isto acontece por uma de duas razões: 1) não ter aprendido ainda que têm condições de se defenderem, ou 2) não ter conhecimento amplo da Palavra de Deus para se defenderem com esta espada do Espírito (Efésios 6:17).

            Jesus serve de nosso exemplo. Em Mateus capítulo quatro, Jesus é levado pelo Espírito para o deserto a fim de ser tentado pelo diabo (v. 1). O diabo chegou citando uma passagem bíblica. Para o crente mal preparado isto pode ser um ataque fatal pelo engano aplicado. Mas Jesus, que aos doze anos de idade com amplo conhecimento das Escrituras discutia com os doutores da lei no templo, não iria se deixar ser enganado pelo uso incorreto das Escrituras. Ele revidou com uma passagem corretamente aplicada (v. 4). Uma vez não foi o suficiente para o diabo que retornou com mais uma passagem bíblica e mais uma vez Jesus revida com a espada do Espírito (v. 7). Novamente satanás procura uma brecha e ataca novamente da mesma forma. Jesus revida fortemente com outra passagem corretamente usada (v. 10). Com isso, a Bíblia diz, satanás o deixou. Jesus assim nos ensinou que nossa vitória pode vir por meio do conhecimento e uso correto da Palavra. Aos religiosos da época Jesus disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mateus 22:29)

           Crentes bem intencionados apanham repetidas vezes por não conhecer as Escrituras ou por faltar habilidade no seu uso. Como eu cansei de apanhar fisicamente, o crente que sofre estas investidas tem que cansar e resolver conhecer as Escrituras e ganhar habilidade no seu uso ao ponto de fazer o diabo e pessoas sem conhecimento e orientação correta serem vencidos pelo poder da palavra. Não erra mais! Aprenda a Palavra!

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: "A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, 'Como sou inútil e fraco'. É essencial pensar poderosa e firmemente, 'Eu consigo', sem ostentação ou preocupação." Dalai Lama