>
 

Seja Dono

            Todo ser humano quer ser dono de alguma coisa. Dependendo da criação, da individualidade e outros fatores, a coisa ou as coisas cobiçadas diferem. Este desejo de ser dono de algo se demonstra bem cedo na vida. Crianças que mal sabem andar são muito possessivas dos seus brinquedos e outras posses. Estão dispostas a brigar e ferir alguém que ousa tentar tirar o que lhes pertencem. E, não difere muito com os adultos também.

            Mas incrível que pareça, há algo do qual a maioria recusa adonar. Minha nora, Jennifer, colocou seu dedo na ferida quando disse: "Seja dono dos seus erros." Esta frase fez-me refletir e chegar à conclusão que quase todo mundo rejeita a idéia de abraçar seus erros. E, este comportamento não é algo só de hoje, pois começou bem no início da raça humana.

            Quando ocorreu o primeiro pecado, a desobediência de Adão de Eva, Deus desceu para cobrar este ato grave e logo chamou Adão. Ele por sua vez começou culpar a Eva, e até tentou de certa forma culpar Deus por dizer: "... a mulher que me deste por esposa..." Claramente Adão não iria abraçar seu erro. Deus, então, chamou a Eva, que logo começou a culpar à serpente. O resultado deste cenário todo foi que cada um foi obrigado abraçar uma parte da culpa. Deus assim faz justiça.

            Caim ofereceu a Deus em sacrifício o que não era aceitável, que resultou na rejeição da sua oferta. Em vez de aceitar de Deus a culpa por oferecer o não aceitável, ficou irado com seu irmão Abel e logo tratou de matá-lo. Abel perdeu sua vida. Caim se tornou fugitivo de todo mundo inclusivo de Deus. Quanta tragédia, tristeza, perda de vida, de paz e tudo mais por apenas um homem recusar ser dono da sua culpa.

            Como sempre, a Bíblia tem algo a dizer com respeito este assunto. Veja: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13) Quer prosperar espiritualmente, socialmente, e financeiramente, não transgride a lei de Deus e nem dos homens, e caso fizer por alguma razão, reconheça seu erro e torna-se dono dele, o confessando e endireitando. Conforme a Palavra de Deus isto é o melhor caminho.

            Jonas rebelou contra a chamada de Deus que foi um grande erro. Fugindo, desceu para Jope, desceu para o porão do navio, desceu para o ventre de um grande peixe, e finalmente desceu para o fundo do mar. Aí aprendeu que sua atitude estava redondamente errada. Tornou-se, então, dono do seu erro e largou-se caminho a fora para Nínive. Pregou e o povo arrependeu-se e Deus não destruiu a cidade. Jonas ficou irado e mais uma vez errou com sua atitude. Deus fez a sombra dele desaparecer que deixou Jonas ainda mais irado. Parece que ele é semelhante a alguns do dia de hoje que nunca querem admitir que estejam errados. Não seja como eles! Seja dono do seu erro! É sempre o melhor caminho.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Tudo o que acontece em sua vida é o resultado de decisões que você tomou.