>
 

Seja Dono

Número II

             "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27)

            Sendo que o ser humano nada saberá além da morte até o dia do juízo, é expediente que ele dê a devida atenção à Palavra de Deus e seus ensinamentos enquanto vive. Estes ensinamentos explicam com nitidez o plano de salvação, isto é, o que o homem precisa fazer para lhe salvar. Estas instruções não são sujeitos a qualquer interpretação individual ou de uma denominação religiosa. A Bíblia é clara com respeito a este fato: "nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação..." (II Pedro 1:20)

            Várias denominações religiosas estendem para seus adeptos a ilusão que parentes vivos podem, depois da morte de um ente querido, fazer algo para garantir a salvação dele. Alguns promulgam batismo para os mortos, enquanto outros encorajam a idéia que valores monetários doados a entidade religiosa pode por meio de determinadas cerimônias livrar a alma do falecido de um imaginado purgatório. Estas e outras idéias, quaisquer que sejam que procuram remover a responsabilidade de salvação do próprio indivíduo enquanto vive não têm absolutamente nenhuma base bíblica. Em outras palavras, ninguém pode responder por você e seus atos, e não pode lhe livrar do juízo vindouro por qualquer cerimônia. Cada pessoa é responsável por si mesma e tem que ser dona dos seus pecados e seguir as instruções prescritas para se livrar deles antes de morrer. Vamos olhar para a Palavra de Deus para estabelecer os fatos:

            "Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado." (Salmos 32:5) [Note as palavras sublinhadas] Davi reconheceu sua responsabilidade e tratou pessoalmente o problema dos seus pecados, não erroneamente confiando em outros para tratar algo que era exclusivamente sua responsabilidade. Veja mais: "Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Confesso a minha iniqüidade; suporto tristeza por causa do meu pecado." (Salmos 38:3 e 18) "Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar." (Salmos 51:2-4) Davi abraçou sua culpa, tornou-se dono dos seus erros, dos seus pecados, os confessou e achou perdão.

            Vejamos agora no Novo Testamento: Atos 2:38 declara que o batismo nas águas é para "vossos pecados"  e não os de outros. Atos 3:19 declara que é para "arrepender-se e converter-se para serem cancelados vossos pecados", não os dos outros. "... recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." (Atos 22:16)

            Está na hora para todos se tornarem donos dos seus erros e pecados e tratar de si livrar deles por meio do arrependimento e batismo nas águas. Veja I João 1:9.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Cada um de nós pode decidir-se pelo papel principal de sua vida.