>
 

Zelosos Pelas Crianças

            É triste de ver, mas em muitas igrejas evangélicas, não há absolutamente nenhum programa destinado para alcançar as crianças no nível de inteligência e aprendizagem delas. È esperado em muitos lugares que estes pequenos, e há vezes pequeninhos, fiquem quietinhos e bem comportados durante um culto prolongado designado especialmente para adultos. Não são poucas as vezes que as mães são severamente criticadas por não manter seus filhos quietinhos durante o culto. Elas saem para outro recinto, e perdem o culto e o impacto do louvor e a pregação da Palavra. Não infrequentemente as mães decidem ficar em casa com os filhos, pensando que será somente até eles crescem, mas aí vem outro filho e quem sabe, mais outro. O que deve de ser uma ausência de apenas alguns meses (que é demais) se estende por alguns anos. A mãe perde a vontade de ir aos cultos, e basicamente se desvia do Senhor apesar de talvez não participar de nenhum mau hábito do mundo, contudo está longe de Deus no coração e quem sabe acostumada de preencher as horas que antes passava na igreja na presença do Senhor, sendo "entretida" pelas novelas da televisão.

            Quando Moisés estava em contestação com o Faraó com respeito à saída de Israel do Egito, o Faraó fez várias concessões ao longo do processo. Em uma delas ele concedeu a saída de Israel, com a condição que deixassem seus filhos. (Êxodo 10:8-11) A resposta de Moisés foi: Não sem os nossos filhos. Hoje parece que há adultos com desejo de salvaram a si mesmos, mas que pouco importam com os filhos, esperando que aconteça algum milagre que os trará a Deus, à igreja e à salvação em alguma data futura.

            Marcos 10:13-14 demonstra a atitude de Jesus em relação às crianças: "Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus." Jesus ficou indignado quando viu a atitude e ação dos seus discípulos que estavam impedindo a chegada das crianças a Ele. Creio que Jesus está tendo outra crise de indignação em vista do que acontece em muitas ditas igrejas hoje. Não há programação para alcançar as crianças. Não há provisão de salas de qualquer espécie para trabalhos com as crianças. Pastores frequentemente recusam gastar qualquer valor para adquirir material para alguém poder lecionar eficazmente para as crianças. Na maioria dos lugares ninguém liga para um treinamento especial para preparar professores para lecionar para as crianças. Ainda têm a resistência de pessoas de ministrar para as crianças, pois perderiam um culto, uma oportunidade de si apresentar como cantor ou etc.  

            Será que este desprezo das crianças é porque não pagam dízimos? Que não têm condições de contribuir financeiramente à igreja? Que não podem participar de determinados trabalhos da igreja? Será que eu, Pastor Philip, estou aborrecido? Estou, pois já vi multidões de crianças perecerem pelo desleixo de pais, pastores e outros administradores. Que Deus nos ajude neste Dia da Criança começar ter uma nova visão e dar o devido valor para as crianças que trouxeram ao mundo pelo suposto amor que temos com um cônjuge.

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: O caráter dos seus filhos amanhã depende do que você inculca nos seus corações hoje.