>
 

Cresceu?

 

Número III

 

            O crescimento físico ou espiritual deve chegar ao ponto onde a pessoa tem a coragem e força de não somente se defender, mas de lançar ofensivas em prol de si mesmo ou do reino espiritual ao qual pertence. Efésios 6:10-20 mostra que a maioria das peças da armadura são de natureza defensiva. No entanto, uma das peças, a espada, é uma arma ofensiva. A linguagem dos versículos 18 - 20 indicam uma agressividade espiritual.

            Isto faz me lembrar do Povo de Israel na conquista da terra prometida. Lembra-se que esta terra não é sombra do céu, todavia da vida do crente cheio do Espírito Santo. Para Israel passou a fase de se defender e chegou à hora para avançar e conquistar com intrepidez. Enquanto fez assim eles tiveram vitória após vitória, mas quando cessaram as batalhas ferozes e o avanço dos seus exércitos no intuito de dominar toda a terra prometida por Deus, eles perderam sua força espiritual e depois de poucos anos estavam adotando os costumes e religiões do povo acerca do qual Deus deu ordem para dominar e correr da terra que por promessa lhe pertenceu. Por isso eles estavam sempre numa situação onde precisavam defender seu território e suas fronteiras.

            Frequentemente ocorre à mesma coisa na vida do crente. Fervorosamente com fé e arrependimento alcançou perdão. Ele desce às águas batismais, busca e recebe o batismo com o Espírito Santo em toda a sua plenitude. Mas em vez de entender que agora está cheio do poder prometido em Atos 1:8, um poder para evangelizar e conquistar novas terras, isto é, almas, para o Senhor, simplesmente começa descansar no gozo da experiência recebida.

            Aí começa uma trajetória que terminará em derrotas, e talvez na perda de tudo que ganhou. Sem entender o que aconteceu, a pessoa que era para ser um guerreiro corajoso e vitorioso, se torna em uma pessoa tímida, apenas defensiva, triste e derrotada. Os apóstolos começaram mais ou menos assim, mas aí vieram as perseguições que os obrigaram a fugir. Buscaram intrepidez (Atos 4:12), evangelizaram e acabaram enchendo o mundo com sua doutrina. Paulo, o grande missionário do livro dos Atos dos Apóstolos declarou: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas, e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo..." (I Coríntios 10:4)

            Veja mais ainda o que deve de ser a trajetória do soldado de Deus: "Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários." (Salmos 60:12) Davi com confiança e experiência repete estas palavras em Salmos 108:13. Ao ver dele, o urso, o leão e Golias não eram nada para o Deus que ele servia. Irmão, não há nenhum poder neste mundo que não pode ser destruído pelo poder residente dentro de você. Cresceu? Já é soldado forte e vitorioso? Você pode e deve de ser! Não precisa sucumbir a qualquer coisa que o mundo e o diabo jogam em cima de você!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia:

Pensamento do Dia: Viva em busca de uma maneira que outros vejam Jesus em você.