>
 

Temperatura

            A temperatura é muito importante para os moradores da terra. É acerca da temperatura que se ouve mais reclamações do que acerca de outras coisas. Ou é quente demais ou frio demais. Quando é boa para um, outro reclama que não é agradável. Neste inverno que passou, o sul do Brasil sofreu, sim, sofreu um frio que não se via em muitos anos. Nós, aqui no nordeste passamos um inverno muito agradável se não fosse a chuva em demasia. Aqui não baixou mais de vinte graus. Mas, incrível que pareça, tinha alguns vestidos de moletom que ainda reclamavam do frio.

            Tudo isto me faz lembrar o que Deus acha da temperatura. Não a do clima, mas a de nossas vidas espirituais. Nós podemos pensar que a temperatura espiritual que vivemos é boa, bem, pelo menos para nós. No entanto aquele que trata a saúde de nossa alma pode achar que não é normal. E, afinal das contas, Ele deve saber, pois foi Ele que nos criou.

            Deus andou medindo a temperatura da igreja de Laodicéia e achou que não era nada saudável. Ele mediu a temperatura pelas obras deles. (Apocalipse 3:15)  Após Seu diagnóstico Ele encarregou João para escrever o seguinte para aquela igreja que começou tão bem, mas agora está quase na agonia da morte. "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!" (v. 15) Para Deus a temperatura da igreja tem que ser como eu gosto do meu café. Tem que está quente, ou bem frio. Sim, existem lugares no mundo onde eles tomam café bem frio, tão frio que dá dor de cabeça se tomar muito ligeiro. De um modo ou outro é bom.

            O que Deus não gostou era a temperatura morna. "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca..." (v. 16) Tratando da vida espiritual entendemos que ser morno é a posição mais perigosa que existe, porque é bem confortável, deixando a alma não sentir o calor de uma vida cheia do Espírito Santo e ardendo no fogo de boas obras, o evangelismo e preocupação com os demais perdidos.

            Mas, você pergunta, porque Deus gosta mais que alguém ou uma igreja seja fria? É porque logo esta pessoa ou igreja sentirá a falta do poder do Espírito Santo, a falta de real contato com Deus, e fica assim mais propenso buscar o socorro espiritual que necessita. O triste foi que esta igreja confortável não se sentia incomodada, mas de acordo com o médico, Jesus, ela precisava um tratamento urgente pois: "... és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." (v. 17)

            O que é que Deus acha da sua temperatura espiritual? É por suas obras que Ele mede. Como estão? Sua assistência na casa de Deus, suas orações e devocionais, leitura da Palavra, amor para com Ele, entre outras obras que Deus usa para medir sua saúde espiritual? Deus está contente com sua vida espiritual ou está: "... a ponto de vomitar-te da minha boca?"

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: Deus não prometeu de nos afastar das tempestades da vida, mas Ele nos conservará no meio delas.