>
 

Gozo Completo

            Li novamente o capítulo 15 do livro de João. Deus me chamou a atenção para o versículo onze que diz: "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo." Passo a compartilhar com você, amado leitor, o que Deus transmitiu para meu coração.

            Nesta passagem Jesus falou do Seu gozo. Ele disse: "... que meu gozo esteja em vós..." Meditei nisto e cheguei a entender que Deus tem um gozo que é diferente do que o gozo do mundo. Ele tem um gozo que não sai de uma garrafa, de um vidro de remédio, em forma de alguma coisa ao qual toca fogo que faz uma substância soltar químicas de efeito halogênio.

            Todo mundo procura gozo, felicidade e alegria. O problema é que de modo geral não sabe onde procurar, e acaba procurando nos lugares errados. Procuram algo que pode ser ingerido, pensando que isto dará a alegria procurada. Talvez dê, mas o efeito dura pouco tempo. Aí as pessoas precisam buscar mais e mais; quantidades cada vez maiores, até que enfim estão viciadas nas substâncias, que não mais provêm o gozo almejado; e o pior é que o vício, seja psicológico ou físico, é tão forte que a pessoa não consegue mais se libertar. De lá para frente à vida entra em declínio e a tão almejada felicidade fica totalmente fora de alcance. Durante o tempo todo, os efeitos são de pouca duração.

            Jesus disse para a mulher ao poço de Jacó em Samaria que a água que Ele tinha para dar era tão eficiente que a pessoa jamais teria sede outra vez. De fato, Ele disse que em vez de ter sede, a vida se tornaria uma fonte de água viva jorrando para vida eterna, não somente para a pessoa, mais para outras em volta. Em João 7:37-39 Jesus disse que esta experiência seria tão maravilhosa que a pessoa sentiria que como tivesse um rio de água viva saindo dela. Já pensou? Em vez de ter que ingerir algo, sua vida poderia ser a fonte de tudo que almeja por causa da operação do Espírito Santo por dentro.

            Alguns pensam que Deus só cria leis de comportamento com o intuito de estragar a alegria do homem. Negativo! Ele quer colocar Seu gozo neles. Ele quer que o ser humano tenha gozo; gozo real, gozo que não é apenas algo passageiro. Pessoas bebem, fumam, usam drogas lícitas e ilícitas, frequentam casas de espetáculos e bailes, pensando que isto dará o que querem. Mas o efeito passa como o piscar de olho, deixando tristeza, depressão, e não poucas vezes um remorso arrasador.

            Presta atenção à última parte do versículo: "... e o seu gozo seja completo." Deus nunca faz nada pela metade. Quando a pessoa se entrega totalmente a Ele, uma obra completa é realizada. A vida fica cheia do Espírito Santo, e com esta experiência maravilhosa vem tudo que o homem almeja e em doses nunca antes contempladas. É gozo completo!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Ser feliz não significa que tudo é perfeito. Significa que você decidiu olhar além das imperfeições.