>
 

Eu Posso!

            "... tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

            Esta carta de Paulo aos Filipenses foi escrita por volta de 61 A. D. da prisão em Roma. O importante é que este homem de Deus não escreveu as palavras do texto como novato, recém convertido e, portanto, sem experiência. Quando Paulo escreveu o livro para os membros da igreja de Filipos, ele estava, provavelmente, apenas dois ou três anos da sua morte.

            Em II Coríntios 6:4-5, Paulo dá uma lista parcial de algumas das coisas que sofreu: "... na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns..." Mais adiante no mesmo livro (11:23-29) ele elabora uma lista mais extensa: "em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?"

            Não é necessário que discutíssemos o mérito destas coisas. Basta dizer que ninguém entre meus leitores tenha sido obrigado sofrer nada comparado com a perseguição que Paulo sofreu. É necessário, todavia, que reconheçamos que o pouco que sofremos para servir a Deus, não nos deixa com nenhuma razão para ficarmos fracos na fé ou desistir de servi-Lo. De fato, seria difícil achar alguém entre meus leitores que tenha sofrido perseguição física por firmemente se preservar nesta fé santa que foi entregue aos santos do Senhor. (Judas 3) No entanto, o número expressivo de pessoas que, como Demas, está voltando para o mundo, amando mais os prazeres temporais do que a comunhão de Cristo é notório, tendo sofrido quase nada pela fé.

            Seria interessante para cada crente ler cuidadosamente a lista acima, para ver de perto se as suas desculpas para não ser fiel ao Senhor tenham ou não validade. Olhando para esta lista, tentando imaginar tudo que Paulo sofreu, para depois escrever com tanto certeza acerca de sua habilidade de servir a Deus fiel e firmemente, deixa a maioria dos crentes modernos sem razão pela fraqueza de sua fé e vida inconsistente.

            Nota o que Paulo escreve anteriormente ao texto: "Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez..." E aí vem o: "Tudo posso..."

                                                                                                                                         Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Alimenta sua fé e seus temores morrerão de fome.