>
 

Eis-me Aqui

            A Bíblia está cheia de contrastes. Há contrastes de personalidades, de ações e reações. Bem como contrastes de respostas à voz de Deus. A resposta normalmente não depende do ambiente, mas das condições e o espírito da pessoa. Examinaremos alguns casos bíblicos para sua consideração:

            Adão e Eva foram criados na mais absoluta pureza. Simplesmente não havia pecado no mundo. Existia o diabo, mas o pecado não tinha entrado no mundo. Infelizmente, este casal cedeu à tentação, e comeu do fruto proibido. Em um instante, eles foram transformados de pessoas inocentes em pessoas culpadas; culpadas de desobediência. Quando ouviram a voz de Deus os chamando no cair da tarde, eles, em vez de sentir o prazer de mais um encontro com o Senhor, esconderam-se e não atenderam imediatamente a chamada de Deus. Eis, o efeito do pecado na vida de qualquer um, fazendo com que evite a presença do Senhor, pois traz condenação.

            Moisés cuidava seus rebanhos quando viu um arbusto em chamas, mas que não se consumia. Foi examinar esta coisa curiosa quando do meio das labaredas do fogo veio à voz de Deus. Moisés, pensando que não devia nada para ninguém e especialmente para Deus, prontamente, e sem receio, atendeu a chamada: "Eis-me aqui." (Êxodo 3:4) Como é maravilhoso poder atender a voz de Deus sem receio.

            Samuel, menino entregue a Deus por sua mãe desde que foi desmamado, vivia seus dias na casa do Senhor, sem O conhecer pessoalmente. Uma noite, ele foi confuso ao ouvir seu nome sendo pronunciado. Pensou que era Eli, o sumo sacerdote idoso, que necessitava dele, apresentou-se a ele assim: "Eis-me aqui, pois tu me chamaste." (I Samuel 3:5) Isto aconteceu três vezes antes que Eli percebeu que era o Senhor que chamava o menino Samuel. Deus voltou a chamar-lo outra vez e com a mesma obediência com que atendeu o homem de Deus, ele também atendeu a Deus: "Fala, porque o teu servo ouve." (v. 10) Como é maravilhoso querer falar com Deus ou ouvir Dele, se estiver tudo bem entre Ele e você e assim torna-se prazer e honra ouvi-Lo.

            Paulo não estava particularmente interessado em ouvir de Deus, pois estava com certeza que já estava dentro da vontade Dele enquanto perseguia os seguidores de Jesus. Viajando vários dias entre Jerusalém e Damasco estava quase no fim da viagem quando de repente aquela luz o deixou cego. Ouviu seu nome duas vezes. A direção da voz indicava que só podia ser de Deus. Receoso, ele pediu orientação. Ouviu, obedeceu, e a vida dele foi transformada. Não estava tudo bem, não, pois ele se transformou de perseguidor a perseguido. Mas, a transformação valeu, pois ao ouvir e obedecer à voz de Deus ele ganhou vida nova. Várias vezes depois ouviu a voz de Deus e por ela foi guiado, encorajado e no final ganhou a certeza que fez a decisão certa. Declarou: "Já agora a coroa da justiça me está guardada..." (II Timóteo 4:8) Ele ouviu, atendeu, obedeceu e com certeza de um galardão deu a vida para ganhar aquele lugar eterno nos céus. Ouça e atenda Deus com um: "Eis-me aqui! Jamais se arrependerá!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Os homens mais santos são sempre os mais despretensiosos homens. O revestimento de humildade deveria sempre ser usado nas costas da Cristandade. - Dyer