>
 

Erros...

            Já ocorreu algumas vezes que a memória faz a gente recordar algum erro cometido no passado. Vem aquele vermelhão ao rosto apesar de ninguém saber seu pensamento e o vexame que passou quando errou tão vergonhosamente. Erros! Como seria bom de nunca os cometerem. Há vezes que eles são tá estúpidos que ponderamos como podíamos ser tão ingênuos de cometer algo tão ilógico. Erros, para o que servem? Parecem tão desnecessários! Mas não são desnecessários. Não? Não! Pois é possível aprender por meio deles.

            Thomas Edison, o homem que inventou a lâmpada, se envolveu em mais de 3000 erros e experiências antes de acertar uma invenção que abençoa os bilhões de residentes da terra. Sim, é possível aprender dos erros. Se analisar a vida de qualquer inventor, descobrirá que a vida dele estava cheia de erros e numerosas experiências, a maioria que não funcionava. Thomas Edison declarou que não inventou nada, mas simplesmente começou onde outros desanimaram e cessaram seus trabalhos.

            Não há dúvida que alguns erros podem ser fatais. O caso de Acã é exemplo clássico. Ele desobedeceu a uma ordem clara, e em nenhum momento mostrou arrependimento, deixando a evidência do seu pecado escondida debaixo da sua tenda. Ele não aprendeu com seu erro, mas continuou nele, o resultado do qual foi à perda de sua vida, bem como as dos seus familiares. Ninguém precisa sofrer tanto se apenas abraça os conselhos da Palavra de Deus. Veja: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13) Isto é aprender dos erros (pecados).

            Judas Iscariotes andou muito tempo errando, isto é, encobrindo seu pecado enquanto andava junto a Jesus. Procurou o lucro pessoal do seu relacionamento com Jesus em vez de ver a oportunidade de ser salvo. Não aprendeu do seu erro e seu ato de suicídio foi tão infame que ninguém tirou seu corpo da forca onde apodreceu e finalmente caiu e estourou. Ele não aprendeu, mas deixou uma lição para os outros em gerações futuras.

            Davi errou tão terrivelmente. Tomou a mulher cobiçada do seu legitimo esposo e quando estava para ser descoberto mandou matá-lo, procurando esconder seu ato libidinoso. Acrescentou um pecado em cima do anterior, mas Deus na sua misericórdia, sabendo antemão o que seria a atitude de Davi, lhe deu espaço para se arrepender. Davi o fez, foi perdoado e procurou não repetir o erro novamente. Veja bem o que fez: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Davi aprendeu a lição e procurou de imediato remediar por guardar a palavra de Deus no seu coração.

            Há muitos erros que os homens cometem geração após geração e totalmente sem necessidade, pois a Palavra de Deus já adverte antemão o que será o resultado de tais atos. Alguns erros não precisam ser cometidos, mas caso nós os cometemos, devemos aprender andar melhor com Deus por intermédio das lições aprendidas. Sim, é vergonhoso cometer erros, mas é possível aprender por meio deles.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A experiência pode ser a melhor professora, mas ela não é a mais bonita.