>
 

Fofoca? Sim, Fofoca!

            Eu sei; você está surpreso que eu teria coragem de abordar este assunto. Sei que esta palavra é tão feia, que é quase considerada palavra de baixo calão. O que é fofoca é taxado por outro título para tentar a legitimar, mas não adianta tentar caiar, pois ainda é a mesma coisa, e abominável diante de Deus. "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor." (Levítico 19:16) "Não espalhem calúnias entre o seu povo. Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor." (NVI)

            Infelizmente este mal existe entre os que se chamam cristão. Sim, é um mal, um mal venenoso que fere, que danifica, que destrói e de moda geral impede a obra que Deus almeja fazer na sua Igreja. Este mal condenado pelo Senhor não é algo novo, mas vem de longos tempos, provado pelo fato que bem no início do relacionamento de Deus com esta nação que Ele escolhera, encontramos esta advertência contra a prática da mesma.

            Alguns anos atrás um homem veio trabalhar para mim,  alegava fazer parte da igreja, mas apesar de frequentar igrejas evangélicas por longos anos nunca se libertou do uso de tabaco. O vício era tão forte que para frequentar o culto sem sair para fumar era o limite da ânsia do seu corpo por mais uma dose de nicotina. Uma noite, logo depois do culto, ele saiu para usar o banheiro e fumar. Eu estava na porta da igreja quando três moças em se aproximaram perguntando: "Pastor, o senhor sabe que fulano fuma?" Calmamente respondi: "Sim." Não satisfeitas com a resposta perguntaram: "Sabe mesmo?" "Sim," respondi, "eu sei." Parecia que elas ficaram tristes, pois lá estavam com esta fofoca suculenta, e eu descartei tudo. Viraram para ir embora, mas Deus falou comigo e eu as chamei de volta e fiz a seguinte pergunta: "O que é pior, que vocês fofocam o que ele fuma?" Vi que elas estavam mentalmente coçando a cabeça, mas finalmente admitiram que não podiam me responder. "Então," disse, "eu lhes explicarei. O fato que ele fuma não é bom, mas a verdade é que ele prejudica apenas a si mesmo. Mas o fato que vocês fofocam é bem pior. Em primeiro lugar a conversa de vocês prejudica a ele. Em segundo lugar prejudica todos que lhes ouvem. Em terceiro lugar vocês prejudicam si mesmas, pois vocês fofocam acerca de outros para suas amigas e elas vão ponderar se estão falado delas também. Fofoca prejudica muito mais do que vocês imaginam." Cabisbaixo se retiraram e eu só podia esperar que elas refletissem muito antes que levassem coisas desta natureza adiante outra vez.

            Sem exceção todas as igrejas sofrem deste mal. Este mal destrói almas, afasta pessoas da igreja e de Deus. Ao em vez de falar de outros, de apontar seus erros e falhas devemos seguir o conselho da Palavra de Deus: "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo." (Gálatas 6:2)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Sejamos tolerantes com todos, até conosco. E oremos pelos que nos irritam.