>
 

O Maior Inimigo

            Pobre diabo leva culpa por coisas que não fez, e que nem induziu o crente para fazer. E, pobre crente que vive sem vitória, falhando, errando, pecando e de modo geral desagradando a Deus, porque não identifica ou recusa identificar seu inimigo principal, pois isto o fere profundamente ao descobrir que o inimigo principal da alma do homem é sua própria carne.

Paulo atacou este problema de frente, sem resguardar a verdade dos seus leitores: "Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade..." (II Timóteo 3:6-7) Que verdade? A verdade que eles ou elas são sobrecarregados de paixões carnais, e recusam a reconhecer isto e arrepender-se do pecado que os impedem de entrar no Reino de Deus. É fácil, no entanto, inútil culpar os outros quando a culpa está por dentro da pessoa. No Jardim de Édem, Adão culpou a Eva e Eva por sua vez culpou a serpente, mas cada um foi julgado por Deus, o competente juiz, e foi obrigado pagar por sua parte do pecado.

            Tiago também entendeu bem como o pecado funciona: "Ninguém, ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15) Nota que Tiago afirma que o homem "é tentado pela sua própria cobiça..." Ninguém pode dizer que foi o diabo que colocou estas coisas sobre ele.

            A obra que o cristão deveria fazer é esta: "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5:24) Não pode ser de Cristo enquanto ainda pratica as obras da carne. Quais são estas obras da carne? "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." (Gálatas 5:19-21) Isto fere, pois atinge todos, pois: "Não há justo, nem um sequer..." (Romanos 3:10)

Este negócio de crucificar não é fácil. Ninguém quer fazer. No entanto, sendo que a carne e suas obras más não podem entrar no céu, se torna necessário que esta obra seja feita, se gostar ou não. Paulo fez esta obra: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gálatas 2:20)

Você já crucificou as paixões da sua carne? Caso não, deveria fazê-lo o quanto antes se quiser entrar naquele lugar santíssimo.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Eu ainda nunca vi o Espírito de Deus operar onde o povo do Senhor está dividido. - D. L. Moody